1.6.08

E a história se repete...

Assim como os personagens que no começo eram muitos e de forma geral foram morrendo e se escasseando ou sendo substituídos por novos, os casais de Lost sofreram o mesmo efeito. Junto com os personagens alguns casais como Shannon&Boone foram morrendo, outros foram surgindo como Hurley&Libby e outros ainda surgem agora na reta final da série como Daniel&Charlotte. Mas de todos esses casais apenas 4 estão conseguindo se manter firmes e fortes desde a 1ª ou 2ª temporada: Jin&Sun, Kate&Sawyer, Rose&Bernard e Desmond&Penny.

Me dei conta disso assistindo a esse ultimo episodio There’s No Place Like Home, onde tiveram um certo destaque o drama de 3 desses 4 casais: Jun, Skate e Dope. Os dois casais que estavam na série desde a 1ª temporada foram separados de forma drástica enquanto o casal trágico que nos foi apresentado na 2ª temporada conseguiu finalmente se reencontrar depois de anos separados. Mas o curioso de verdade é notar quantas semelhanças esses 3 casais tem em comum.

Origens: Penny e Sun eram mulheres de certa forma rebeldes e filhas super-protegidas por pais ricos e autoritários que se apaixonaram por homens humildes; e mesmo Kate não sendo de família rica, ela teve a chance de ‘escolher’ o abastado doutor Jack mas acabou se apaixonando pelo caipira Sawyer assim como Sun que teve a chance de ‘escolher’ o rico Jae Lee mas se apaixonou pelo filho de pescador Jin.

Empecilhos: tanto Desmond&Penny quanto Jin&Sun enfrentaram problemas por causa os pais delas. Jin só pôde se casar com Sun sob a condição de fazer alguns trabalhos sujos para o Sr Paik enquanto Desmond passou por diversas dificuldades e humilhações impostas por Charles Widmore para que se afastasse de Penny.

Saindo com outras pessoas: mesmo amando Jin, Sun que nunca se sentiu completa com a vida na Coréia e era fascinada pelo sonho americano de liberdade acabou se evolvendo com Jae Lee, um coreano que assim como ela falava inglês e se sentia pressionado pela cultura de sua terra natal. Depois de perder as esperanças de reencontrar Sawyer após sair da ilha Kate, que sempre teve a ilusão de que poderia se redimir de seus erros se conseguisse ficar com um homem bom, acabou ficando noiva de Jack por um curto período de tempo, período esse suficiente para ela se dar conta de que as aparências enganam e Jack não é assim perfeito como ela acreditava que fosse quando o conheceu. Quando Widmore diz a Desmond que interceptou as cartas que ele estava mandando para Penny ele diz também que ela havia decidido seguir com sua vida com outro homem.

A ilha: foi ali na ilha que Jin&Sun começaram a se acertar, onde puderam finalmente se abrir um para o outro e se conhecer de verdade. Foi também na ilha que Kate&Sawyer se conheceram, enfrentaram alguns demônios do passado e descobriram o que é amar alguém incondicionalmente. E foi onde Desmond pôde finalmente tomar coragem para enfrentar tudo e todos pelo amor de Penny.

Durante anos Desmond ficou preso na ilha enquanto Penny fazia o possível e o impossível para descobrir seu paradeiro até que no ultimo episodio da 4ª temporada eles finalmente conseguiram se reencontrar... no mesmo momento em que Sun saiu da ilha acreditando que Jin está morto e Kate presenciou Sawyer sacrificar sua oportunidade de sair dali para que ela, Hurley, Jack e Sayid conseguissem seguir em frente. Agora é a vez de inverterem-se as coisas, Sun e Kate ficarão no ‘mundo real’ sem saber o paradeiro de Jin e Sawyer até o dia em que conseguirão voltar para a ilha e reencontra-los assim como Penny conseguiu reencontrar Desmond.

2 comentários:

cristianepf disse...

Ao menos juntaram Dope antes de separar Jun e Skate. Agora ficamos na expectativa pra junção desses dois. Principalmente skate, que é meu favorito no mundo.

Ana disse...

Sim, pelo menos nos deram um gostinho da felicidade de Des&Penny.

Incrível como essas estórias de amor são parecidas e ao mesmo tempo, singulares.
São meus pares favoritos e são os pares verdadeiros de Lost.

Bom assistir á série, né?