8.9.08

Heróis ou Vilões?

Herói: figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épicas.

Herói Trágico: personagem que comete erros de julgamento em suas ações que inevitavelmente o levarão a sua própria ruína.

Anti-herói: alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possui vocação heróica ou que segue a filosofia de que “o fim justifica os meios”.

Vilão: encarnação do mal, figura ardilosa que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas excusas.

Antagonista: aquele ou aquilo que atua em sentido oposto, ou seja, um adversário; o oposto do protagonista.

Logo de cara, sem pensar muito, em qual descrição você encaixaria Jack, Sawyer, Sayid, Hurley, Locke e Ben?

Aposto que algumas pessoas colocaram Jack como Herói, Ben como Vilão e se perguntaram o que raios o Hurley tá fazendo nessa lista. Certo?

Pois é, não tem nenhum herói nessa lista assim como também não tem nenhum vilão. Todos os personagens citados, são Heróis Trágicos ou Anti-heróis. Agora fica facil, né? Jack e Locke são heróis trágicos, os outros são todos anti-heróis.

Inicialmente o herói trágico é melhor ou igual as pessoas normais para fazer com que o publico se identifique com ele e isso traz a pena, que é um fator muito importante pois se o herói for perfeito o publico não se interessará pelo destino do personagem e se ele for malevolo o publico acreditará que ele teve o que merecia. Eventualmente o herói trágico termina morrendo de forma honrosa por não ter conseguido atravessas as adversidades e por ter cometido um ou mais erros irreversiveis.

Muita gente assiste Lost e vê em Jack um herói clássico de feitos incríveis como cuidar do pessoal ferido após o acidente, liderar os sobreviventes numa ilha hostil, enfrentar os Outros e por aí vai. Mas pouca gente se dá conta de que Jack é o perfeito herói trágico que divide todas as principais caracteristicas com Locke, que por sua vez é um misto de antagonista com herói trágico. Ambos já demonstraram ou estão demonstrando as seguintes caracteristicas:

- é fadado ao fracasso desde o começo da estória, porém não é o único culpado de suas falhas

- deve descobrir seu destino por suas próprias ações e não por coisas que aconteçam a sua volta

- deve estar física ou espiritualmente ferido por suas experiencias, o que geralmente resultará em sua morte

- o ideal é que seja um rei ou líder, pois assim seu povo sentirá sua queda junto com ele

- deve aprender com seus erros

- deve enfrentar dificeis decisão

- seu sofrimento deve ter um proposito

- deve ser atormentado por algo de sobrenatural em algum momento de sua estória

- geralmente se segue a sequencia: Grandiosidade, Bondade, Falhas e Queda (Great, Good, Flaw, Downfall)

Todas essas caracteristicas se aplicam tanto a Jack quanto a Locke e se já sabemos quem está no tal caixão, eu não duvido nada que na 6ª temporada Jack encontre também a sua morte honrosa.

Já um anti-herói pode ser dividido em duas categorias: aquele que não se acha bom o bastante para ser chamado de herói e aquele que acaba fazendo coisas heróicas por causa de algum motivo pessoal como vingança ou que simplesmente faz o que bem entender sem se preocupar com certo e errado. Porém todo anti-herói ao fim de sua jornada se torna uma pessoa mais completa e feliz graças aos seus esforços por todo o percurso da estória.

A maioria dos personagens de Lost acaba caindo nessa categoria, do Sawyer ao Hurley.

"Sou um dentista, não um Rambo"

No fim da 3ª temporada tanto Hurley quanto Bernard se mostraram belos anti-heróis ficando na praia para explodir as barracas ou atropelando os Outros com uma kombi velha. Também tinha Charlie que foi apresentado como um junkie mas que no fim das contas morreu tentando ajudar o pessoal, ou Desmond que a principio era confuso e vivia com uma garrafa na mão mas ficava tentando salvar Charlie da morte certa o tempo todo.

Sawyer, Sayid, Ben e até mesmo Kate por sua vez cabem no segundo grupo de anti-heróis, aqueles que à principio são movidos por razões nada nobres como a vingança e a idéia de que os fins justificam os meios mas que no decorrer do caminho vão se tornando pessoas melhores conforme vão superando com sucesso suas dificuldades.

Alguns exemplos de anti-heróis famosos: House, Spike, Alex Krycek, Ally McBeal, Jack Sparrow, Han Solo, Ronny Weasley, Severo Snape, Sirius Black, Gollum, Anakin Skywalker, Ellen Ripley, Rocky Balboa, Thelma e Louise, Hannibal Lecter, Lestat, Batman, Blade, Magneto, Wolverine, Elektra...

E mesmo que alguns anti-heróis acabem morrendo, assim como qualquer outro personagem, na grande maioria das vezes eles são os que mais 'se dão bem' no final da estória.


P.S. meio shipper: quem vocês acham que tem mais chances no final de Lost? O trágico Jack ou o anti-herói Sawyer? ;P

3 comentários:

Anônimo disse...

"Alguns exemplos de anti-heróis famosos: House, Spike, Alex Krycek, Ally McBeal, Jack Sparrow, Han Solo, Ronny Weasley, Severo Snape, Sirius Black, Gollum, Anakin Skywalker, Ellen Ripley, Rocky Balboa, Thelma e Louise, Hannibal Lecter, Lestat, Batman, Blade, Magneto, Wolverine, Elektra..."

Anti-heróis e alguns dos personagens mais interessants da ficção, simplesmente!
Além deles, Scarlett O´Hara, Rhett Butler, Ricky Blaine (Casablanca), Tom Sawyer, Hucleberry Finn, etc
Personagens inesquecíveis. S2

Obrigada pelo post, Leanna.
Maravilhoso!

Ana

Lulu disse...

Bom, nunca comentei aqui, mas sempre leio os seus posts. Como amo o Sawyer, adoro os seus comentários sobre cada episódio de Lost e, adoro vê-lo com a Kate. Acho que são perfeitos juntos!

O Sawyer é o meu personagem favorito, então acho que ele é quem prevalecerá no final. Ainda fico impressionada com a evolução do personagem. No início, parecia que seria um cara só para deixar o Jack como o supererói da estória, mas não aconteceu nada disso como sabemos felizmente. Pode até não terminar bem para o Sawyer, mas ficarei na torcida até o fim.

Parabéns pelo blog!

Culpada! Como qualquer mortal... disse...

ahhh leanna não tinha visto esse post ainda

muito bom ^^

realmente os anti-heróis são os melhores ahauaha