
Nos acostumamos tanto a por a culpa de tudo que falam da Kate no infame triangulo-quadrado e no fato dos autores de Lost serem machistas que nos esquecemos de olhar pros lados e perceber o quanto os fãs de Lost também são machistas, talvez até mais que os próprios autores. E estou falando de fanboys e fangirls, infelizmente.
Enquanto Claire, a fofucha mãe solteira; Libby, a pacata psicologa, a tranquila Rose e a isolada Rousseau são unanimidade como as prediletas do publico, as mulheres realmente fortes e destemidas como Kate, Juliet, Charlotte, Shannon e Ana Lucia são odiadas por muita gente. Não nego que Damon e Carlton tenham sua parcela de culpa pois eles demonstraram machismo em alguns momentos sim, mas a culpa não é só deles. E o melhor exemplo disso é a Kate.
Não me lembro de nenhum roteiro enfatizando algum tipo de maldade nas atitudes de Kate que podem tão claramente serem vistas como espelho das atitudes do Sawyer que é hoje considerado O CARA da série: se Kate usou um cara pra roubar um banco, Sawyer usou varias mulheres pra dar golpe; se Kate não se decidia entre Sawyer e Jack, Sawyer deu uns catos na Ana Lucia; se Kate pisou na bola e magoou Sawyer, ele fez o mesmo com ela; se ela ficou com Jack fora da ilha, ele ficou com Juliet na ilha... Por que será que Sawyer pode pegar 3 na ilha e ser o herói da mulherada e da homarada nos foruns e comunidades mas a Kate por ficar genuinamente dividida entre dois amores é chamada de 'a piranha da ilha'?
Se prestarmos um pouquinho de atenção notaremos como a má fama da Kate vem desde o começo da série, mais especificamente do fato dela ter sido mostrada como uma criminosa, só que naquele momento os autores ainda não estavam demonstrando machismo nem preconceito, pelo contrario, Kate parecia ser a personagem mais forte e determinada da série. Porém tenho a impressão de que muitas pessoas esperavam que mais cedo ou mais tarde fosse mostrado que Kate era uma vitima do sistema, uma inocente perseguida por um erro da justiça ou uma garota que cometera um crime em legitima defesa. Conforme os episodios foram mostrando que ela não era tão vitima assim e que seu pior crime havia sido premeditado, muitas pessoas passaram a admitir o quanto não iam com a cara da personagem e a coisa só piorou depois da 3ª temporada com o infame triangulo virando um quadrado amoroso.
Por falar em quadrado, outra personagem injustiçada é Juliet que é detestada até hoje por uma parcela consideravel de fãs apenas pelo fato de ser mais inteligente e esperta que a media das mulheres da ilha. Só que no caso de Juliet a coisa ficou mais leve, acredito eu, pelo fato dela ter sido mostrada como uma coitada apagada e submissa nos seus primeiros flashbacks. E pegando outros exemplos temos Shannon que não passava de um belo par de pernas pra maioria dos fãs mesmo sendo a versão feminina do Sawyer em matéria de sarcasmo e tiradas engraçadas e só se tornou bem vista por todos depois de ser mostrada sofrendo nas mãos da madrasta e morrendo nos braços de Sayid. Ou Charlotte que também era desbocada e determinada, mas só passou pro hall das melhores da ilha depois que apareceu ainda criança fofinha e morreu por causa das viagens no tempo.
Isso me faz pensar que talves se tivessem mostrado explicitamente coisas que sabemos que aconteceram como uma pequenina Kate vendo a mãe ser espancada ou uma adolescente Kate sendo cantada pelo próprio pai, hoje menos pessoas a detestassem tanto...