Baseada na série de livros Sword of Truth de Terry Goodkind, best sellers lá nos EUA e praticamente desconhecidos aqui no Brasil, produzida por Sam Raimi e Rob Tapert (criadores de Hercules e Xena) em parceria com a Disney/ABC e filmada na bela Nova Zelandia, LotS foi recebida a principio como uma sucessora das séries de aventura e fantasia que eram moda na decada de 90 como as já citadas Hercules e Xena, O Mundo Perdido, Simbad e etc, porém acabou se mostrando mais que isso.
Além dos efeitos modernos e da produção mais elaborada, ao contrario das séries citadas acima que tinham um tom maior de comédia, LotS segue o estilo Alta Fantasia, popularizado nos ultimos anos pela trilogia Senhor dos Anéis. É claro que existem piadas e episodios comicos, como o ótimo Mirror, mas a série se concentra mesmo é na eterna batalha entre bem e mal.
Como toda boa e classica Alta Fantasia, LotS conta com heróis orfãos, magos, um exercito a serviço do vilão megalomaniaco (com o bonus da elite de domiatrixes Mord'Sith) e um romance aparentemente impossivel.
Richard Cypher é o jovem guia florestal transparente e honesto que vivia com o pai adotivo e o irmão em Hartland, uma cidade onde a magia não existe, e descobre de forma tragica ser o ultimo Seeker a surgir em 1.000 anos e a pessoa profetizada a destruir o reinado do tirano Darken Rahl com a ajuda de Kahlan Amnell, uma Confessora designada a defende-lo com a própria vida se preciso e o Mago Zeddicus Zu'l Zorander que passou os ultimos 23 anos o protegendo a distancia.
Seeker? Confessora? Seeker é "um herói que emerge em tempos de dificuldade e sofrimento para caçar o mal" sempre auxiliado por um mago como mentor e uma Confessora que age como uma especie de guarda costas. Confessora é uma mulher com o dom de hipnotizar e escravisar alguem com apenas um toque, o que acaba tornando essas mulheres temidas e respeitadas nas terras magicas de Midlands.
E então chegamos na parte que sempre me empolga: o romance.
O herói se apaixonar pela mocinha que o acompanha durante sua jornada não é nenhuma novidade, mas o que faz a diferença em LotS é que as coisas não são tão simples assim.
Claro que o fato de Kahlan ser uma Confessora é o maior impecilho já que se ela relacionar-se intimamente com alguem perderá o controle de seus poderes e confessará a pessoa, porém isso não foi problema para Kieran e Vivian, os ultimos Seeker e Confessora antes de Richard e Kahlan que tiveram um final trágico por se entregarem a paixão. E aqui entra a grande diferença e qualidade de Richard e Kahlan: suas personalidades.
Ambos sabem quão importante é a missão que tem pela frente e são totalmente comprometidos com essa missão, dispostos a sacrificar o que for preciso pelo bem maior que é livrar o povo de Midland dos desmandos de Darken Rahl. Ambos são autruistas, mais de uma vez tiveram a chance de utilizar alguma forma de magia para livrar-se do impecilho dos poderes de Kahlan e desistiram da idéia para ajudar um amigo ou resistiram a tentação em nome de um bem maior.
E como se isso já não fosse o bastante pra fazer qualquer um simpatizar com o romance impossivel entre o Seeker e a Confessora, os sentimentos de um pelo outro são tão genuinos que Kahlan não consegue sequer cogitar a idéia de Richard perder a sua 'alma' por causa dela e Richard não aceita que Kahlan se desfaça dos seus poderes, de parte dela, para que possam ficar juntos.
O resultado são grande respeito e admiração mutuos que tornam ainda mais bela a história de Richard e Kahlan.
QUOTES:
"Confess me (...) I rather be your slave than hers" - Richard
"I can't think of any worse betrail than leaving you." - Kahlan
"Love isn't something to fear, Kahlan."
"For me it is."
"Rahl was wrong when he said our fate was unimaginable. The only unimaginable fate is one without you." - Richard
"Tell him that his own Confessor never stopped loved him. And that if he can't undo the magic, if he can't return to her then, she'll be waiting for him, in the Underworld. Forever." - Kahlan
"When we first met, you told me you'd give your life for the Seeker. And that's what you did. Even when it looked like you had no hope, you loved me across time." - Richard
Nenhum comentário:
Postar um comentário