Serendipity ou Serendipite é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
Considerada uma forma especial de criatividade, a serendipity é descrita como um ato de perseverança, inteligência e senso de observação. Como já dizia o cientista francês Louis Pasteur “O acaso só favorece a mente preparada”.
Exemplos de serendipity:
Penicilina: Alexander Fleming saiu de férias se esquecendo de desinfetar algumas culturas de bactérias em seu laboratório; quando voltou encontrou-as mortas, contaminadas com fungos Penicillium e a partir dessa descoberta criou o antibiótico conhecido como penicilina.
Teflon: Roy J. Plunkett estava tentando desenvolver um novo gás para refrigeração mas ao invés disso conseguiu uma substância lisa, impermeável e de baixa aderência que hoje conhecemos como teflon.
Impressoras jato de tinta: um engenheiro da Canon acidentalmente tocou em uma caneta com um ferro de solda quente e notou que a tinta foi expulsa da ponta da caneta poucos momentos depois e daí se tirou a idéia da impressora jato de tinta.
Vulcanização da borracha: Charles Goodyear deixou acidentalmente um pedaço de mistura de borracha com enxofre na chapa quente e isso se transformou na borracha vulcanizada (tem esse nome em homenagem ao deus do fogo Vulcano) que é usada hoje na fabricação de pneus, solas de sapato, mangueiras, etc.
Sucrilhos: quando os irmãos Kelloggs encontraram o trigo cozido que haviam esquecido na panela desde o dia anterior e tentaram rolar a massa, obtiveram um material esquisito que acabou se tornando os famosos cereais matinais.
Forno de microondas: enquanto testava um magnétron para aparelhos de radar, Percy Spencer notou que uma barra de doce de amendoim que estava em seu bolso havia derretido quando foi exposta a ondas de radar e a partir disso criou o forno de microondas.
Post-It Notes: na faculdade, Arthur Fry participou de um seminário da 3M sobre um novo tipo de adesivo de baixa aderência e querendo fixar melhor seus marca-paginas em seu hinário da igreja, inventou os famosos bloquinhos de papel adesivo Post-It.
Um comentário:
eu adoroo essa palavra!
tenho um livrinho sobre ela :D
beijooos
Postar um comentário