23.5.06

Por que Skate?



Por que Skate?

Quando a série Lost entrou no ar surgiram quase que imediatamente fãs do casal Jack e Kate (Jate) que passaram a usar o lema “Jate is Fate” (“Jate é Fato”) e logo que ficou claro o triangulo Jack-Kate-Sawyer os Jates começaram a se auto-proclamar o lado certo da estória. Para eles é simplesmente errado, ilógico e tolo torcer para Sawyer já que Jack é fato.

Porém os próprios criadores e produtores de Lost nunca confirmaram que o casal central seja Jack e Kate, dizem que ainda não se decidiram. Mas a verdade é que não só esses mesmos produtores vez ou outra soltam algum comentário que dê a entender o contrario, como muitas pessoas que assistem a série e não fazem parte de um grupo de discussão sobre a mesma têm a impressão de que o casal central é Sawyer e Kate.

Analise geral

Se deixarmos de lado as rixas shippers e analisarmos friamente a série, veremos que as evidencias são inúmeras e muito claras. Algumas diretas e obvias, outras mais sutis e disfarçadas, mas estão todas lá. Em forma de cenas, comentários, promos (fotos, propagandas de tv...)

Mesmo com a fama de ser um seriado onde tudo pode acontecer e nada é o que parece, Lost, assim como toda boa estória, segue um padrão, mas nesse caso dando pistas falsas ou enfatizando um fato para desviar a atenção de outro que será mais importante no futuro. E é exatamente isso que parece estarem fazendo com o triangulo Jack-Kate-Sawyer.

Toda vez que uma cena Jate está para ir ao ar revistas especializadas e produtores fazer um grande alarde e espalham aos 4 ventos o quanto a cena será fundamental para a série e para o casal em questão. Por outro lado quase nunca divulgam as cenas Skate À primeira vista têm-se a impressão de que Jack e Kate são mais relevantes, mas a verdade é que se forem propagar todas as cenas importantes de Sawyer e Kate não sobrariam novidades sobre o casal central da série.

Antes de escrever este artigo peguei meus episódios da Primeira Temporada (me centrei mais nela em considerações às pessoas que só tem acesso a Lost pela Rede Globo) e alguns da Segunda para fazer uma rápida contagem das cenas Jate e Skate, dividindo-as em dois grupos: Cenas Importantes (com forte carga emocional ou que ilustrem bem o tipo de interação entre os personagens) e Cenas Normais (pequenos momentos ‘cotidianos’). O resultado?

Das cenas Jate, as relevantes eram quando Jack indaga Kate sobre a importância do aviãozinho de brinquedo em Whatever The Case May Be e a cena do Abraço e Beijo em What Kate Did. De resto eram praticamente só cenas, segundo Evangeline Lilly de “Kate olhando para o oceano e de repente Jack aparecendo, sentando-se a seu lado e os dois tendo uma conversa aberta”.

E das cenas Skate? Bem tive dificuldade em encontrar momentos comuns (talvez Kate cortando o cabelo de Sawyer ou os dois lendo revistas). Praticamente todas as cenas Skate são importantes para um ou ambos os personagens

*Sawyer se oferece para dar fim ao sofrimento do agente Mars em Tabula Rasa

*Kate pergunta se Sawyer se compara a Jack em The Moth

* todo o episódio Confidence Man (por acaso, o episódio do Beijo)

*todo o episodio Outlaws (em especial as cenas do ‘Eu Nunca’ e quando Kate vê Sawyer não ter coragem de atirar no porco)

*a conversa perto da fogueira em Born to Run

*ambos se procurando na beira da praia em Exodus

*Kate confessando a razão de ter matado Wayne em What Kate Did

*Abraço em ?

Sem contar cenas onde um fala sobre o outro, como Kate confessando a Sun que se arrepende de não ter dito adeus a Sawyer, ou cenas onde simplesmente fica claro o quanto se sentem à vontade um com o outro como em toda a seqüência inicial de Whaterever The Case May Be na cachoeira.

A verdade é que num balanço geral Kate tem mais cenas a sós com Sawyer do que com Jack. Pensando que poderia estar ‘contaminando’ minha pesquisa com uma visão shipper, já que sou Skate assumida, perguntei para minha irmã de 12 anos que nunca se interessou por essa cultura shipper e ela confirmou “Você não tá lembrando de mais cenas do Jack com a Kate porque não tem mesmo. É quase tudo com o Sawyer.” E não se trata apenas de cenas.

A maioria das fotos promocionais da série ou de um episódio especifico geralmente contam com uma ou mais fotos Skate mesmo quando o episódio não é centrado em Sawyer ou Kate. Enquanto isso, um episódio centrado em Jack ou Kate às vezes não contem sequer uma foto promocional Jate.

Os produtores de Lost estão sempre respondendo perguntas relacionadas ao triangulo amoroso da série e nunca disseram algo que confirmasse que Jate é de fato o casal central. Na verdade é mais comum ouvirmos coisas do tipo o que Javi disse sobre Sawyer e Kate após The Long Con “Está acabado. Como Ross e Rachel estavam acabados. Como Dave e Maddie estavam acabados. Como Han e Leia estavam acabados. E como Rick e Lisa estavam acabados. E como Antonio e Cleópatra estavam acabados.” Para quem não sabe, todos os casais citados são ícones do cinema, da TV e até da História da humanidade:

--> Ross e Rachel de Friends passaram por poucas e boas antes de terminarem a série juntos;

--> Dave e Maddie de A Gata e o Rato viviam implicando um com o outro, mas ficaram juntos no final.

--> Han Solo e princesa Leia Organa de Guerra nas Estrelas podem ser considerados a inspiração para a criação de Sawyer e Kate. (falarei mais deles quando entrar na Skate Wars).

--> Rick e Lisa de Casablanca foram os únicos que não terminaram juntos, ela ficou com o marido por razões políticas, mas mesmo assim continuou amando Rick muito mais do que amava o marido

--> Marco Antonio e Cleópatra. Dispensam comentários.

Pequenas dicas na série

Dentro do seriado, ainda na Primeira Temporada, Charlie e Hurley achavam que havia algo entre Jack e Kate, mas por outro lado Sun, Sayid, Locke e outros personagens já haviam notado a ligação entre Sawyer e Kate. Por exemplo, em The Moth quando Sayid está dando as instruções para Kate acender o fogo de artifício e Sawyer ligar o aparelho, ele diz “Não confio nele” e ao que Kate responde “Quem confia?” ele rebate “Não confio nele com você!” Teria Sayid já percebido que a implicância mutua entre Kate e Sawyer escondia um sentimento mais nobre, assim como aconteceu entre ele e Nadia? A outra pessoa da ilha que parece mais saber sobre os dois é Sun, pois sendo amiga de Kate, ouviu confissões do tipo “Eu não disse adeus”.

Lideres Heróis e Heroínas

Apesar de todos insistirem em chamar Jack de herói, acredito q o termo que lhe cabe melhor é líder. Sim, há uma tênue diferença entre os dois e é isso o que torna a coisa toda ainda mais intrigante.

--> Jack é o homem que tem em suas mãos o destino de um grupo de pessoas, ele precisa ponderar suas ações e decidir o que fazer pensando não só em si, mas em todos. Esse é o papel de um líder.

--> Sawyer, apesar de ainda não ter se dado conta, tem o perfil de um típico herói, principalmente quando se trata de não acreditar que seja uma peça tão importante assim no jogo. Quando estavam na jangada, Michael comentou que para um sujeito egoísta como ele estar naquela viagem “Ou você é um herói ou é suicida” e Sawyer respondeu “Bom, herói eu não sou.” Todo bom herói não se acha um herói, ele simplesmente acredita que ‘fez o que devia ser feito’. E Sawyer incontáveis vezes ‘fez o que devia ser feito’, seja ajudando Sayid a apartar a briga de Jin e Michael, levando um tiro na tentativa de impedir que os Outros pegassem Walt, querendo ir para as cavernas ajudar quando Boone estava morrendo...

--> Kate pode a primeira vista aparentar uma mocinha indefesa, mas de indefesa já descobrimos que ela não tem nada. Ela é determinada, destemida e no fundo tenta fazer a coisa certa, mesmo que nem sempre por meios tão certos (matar o pai para livrar a mãe, por exemplo).

Tanto na literatura quanto no cinema, raramente uma heroína termina com um líder. Heroínas preferem heróis, pois ambos são passionais e costumam agir antes de pensar. Lideres sempre foram os pares perfeitos uma líder como ele ou para mocinhas indefesas. Jack age trata Kate como uma mocinha e não como a heroína que ela é. Quem enxerga o potencial dela é Sawyer.

Abaixo, dois exemplos de triângulos Líder – Heroína – Herói

Lancelot
Em Materity Leave, Sawyer é visto lendo Lancelot. O livro conta a história do triangulo amoroso mais conhecido de língua inglesa: Rei Arthur, Guinevere e Sir Lancelot. Cavaleiro da Tavola Redonda e amigo de Arthur, Lancelot se apaixonou pela rainha Guinevere que apesar de gostar muito de Arthur, também se apaixonou por Lancelot. A lenda tem varias versões, mas em todas elas Lancelot e Guinevere são descritos como verdadeiros amantes. O paralelo é perfeito: Kate admira o líder Jack (assim como Guinevere admirava o rei Arthur), mas ama o herói Sawyer (assim como Guinevere amava o cavaleiro Lancelot).

Star Wars
O passatempo predileto de Sawyer é dar apelidos para os sobreviventes da ilha, e a maioria deles tem a mesma fonte: Guerra nas Estrelas. Ele já chamou Locke de Yoda, Hurley de Jabba, Michael de Han e vez por outra chama Jin de Chewie entre outros. É de conhecimento geral que os criadores de Lost são fãs da cine-série, mas as semelhanças são muitas para serem consideradas meras coincidências.

Assistindo pela primeira vez ao Piloto, vi Sawyer e pensei “Esse sujeito promete.” e achei familiar a relação entre ele, Kate e Jack, mas foi graças a um tópico do Lost Fórum que descobri umas das maiores fontes, se não a fonte de inspiração do triangulo de Lost: Han, Leia e Luke.

--> Personagens

*Luke Skywalker é um jovem que deveria se tornar um Jedi e lutar contra o Império para trazer de volta liberdade de seu povo. E assim é Jack, um homem que de repente se vê responsável pela vida de sobreviventes de um acidente aéreo.

*Leia Organa é uma princesa que se une a um grupo de rebeldes e junto de Luke Skywalker e do capitão Han Solo luta contra o Império a fim de libertar seu povo da opressão. Kate pode não ser uma princesa, mas Jack insiste em a tratar como algo parecido, enquanto na verdade, ela é capas não só de se cuidar muito bem sozinha como de lutar pelo que acha certo com unhas e dentes.

*Han Solo é um mercenário que por ironia do destino se vê junto de Luke e Leia lutando contra o Império. Bonachão, sarcástico e esperto, Sawyer é a copia fiel de Han.

A principio Leia sente que tem um estranho interesse por Luke, mas assim que Han entra em cena, mesmo não admitindo, ela se apaixona totalmente. Han brinca, atiça e flerta com Leia o tempo todo, mas no fundo acredita que não é bom o suficiente para a princesa. Quando acredita que perdeu Leia para Luke, ela o revela que Luke é seu irmão gêmeo (Leia e Luke são os filhos de Anakin e Padmé da nova versão de Star Wars)

--> Curiosidades

*Em comentários sobre o Piloto, Damon Lindelof comparou Sawyer a Han

*Josh Holloway admite que sua maior fonte de inspiração para compor Sawyer foi Han Solo

*O nome verdadeiro de Sawyer é James FORD. Coincidência o ator que interpretou Han se chamar Harrison FORD?

*O beijo Jate foi extremamente parecido com o beijo entre Leia e Luke.

*Han praticamente não usa o nome de Leia, só a chama por apelidos, assim como Sawyer faz com Kate

Em resumo, ainda há no mínimo mais 3 ou 4 Temporadas de Lost e nesse meio tempo muita coisa pode acontecer. Mas a verdade é que no fim de tudo a saída mais lógica (e mais aguardada) é que Kate decida-se por Sawyer. O que podemos fazer agora é esperar e nos divertir tentando encontrar escondidas mais dicas e citações relacionadas ao casal predileto de Lost: Katherine Austen e James “Sawyer” Ford.

~*~*~

P.S.: esse texto também está sendo postado no flog da Mai: http://www.fotolog.com/sawyer_kate

Um comentário:

Cristiane Franz disse...

Tudo o que você escreveu foi simplesmente perfeito. Estou delirando aqui, por isso o comentário será enorme.

Em primeiro lugar Fate é o triângulo: jack - kate - sawyer. Isso é a verdade maior. De quem ela gosta mais ou com quem ela vai ficar no final, é outro caso. O que é mais importante na série é que, existem dois casais e provavelmente Kate irá flertar com os dois até o final.

Também sou Skate assumida mas, talvez por já ter experiência nisso ao cuidar de um portal de Smallville, aprendí a ser imparcial. Se eu não gosto, muita gente gosta e eu respeito isso. Eu fui Jate no começo. Acredito que a série passou isso. Falando honestamente, eu detestava o Sawyer. Não conseguia ver ele sendo nada mais do que uma pedra no caminho. Acho que via da mesma maneira que as pessoas da ilha o vêem. Foi só no episódio do beijo com a kate que eu fui me dar conta: Kate e Sawyer seria muito mais empolgante que Kate e Jack. Depois disso eu revi os primeiros episódios, e não achei muita coisa Skate. Ao meu ver, Jate tinha muito mais ênfase naquela época. Mas agora, Skate é muito mais mostrado.

Quando Kate beijou Sawyer eu notei a ligação forte entre eles. Quando ela beijou o Jack eu fiquei atordoada: Por que ela beijou o Jack se ela demonstrou por todo o episódio que o Sawyer que era especial para ela? Mas logo entendí que foi exatamente por isso. Jack é o caminho seguro e certinho, é casar, ter filhos e etc. Sawyer é a aventura, o perigo, a emoção. E eu particulamente acredito que ela prefere o Sawyer, só tem medo do que possa acontecer por não parecer a coisa mais acertada a tomar.

Sobre os shippers que foram comparados À Kate e Sawyer no post, os que me preocupam são exatamente "Rick + Lisa" e "Lancelot + Guinevive" que foram os que não ficaram juntos. Lost é um pouco imprevisível. Se Jate parece ser a escolha correta, é provavel que ela escolha o Sawyer. Mas por pensarmos assim, talvez eles façam o contrário...

Adorei o que foi dito em "Líderes Heróis e Heroínas". Eu sabia que Jack é um líder, mas não tinha me dado conta de que Sawyer é um herói. E é a maior das verdades. Fico lembrando daquele olhar dele de destemido na jangada defendendo o grupo e pensando como eu adoro esse personagem. Ele realmente fez tudo o que devia ser feito no momento certo. Lembram da coragem dele ao matar o urso? É daquele olhar que estou falando...

Jack tenta proteger a Kate, o que chega a irritar, já que por ele ser o tipo mais certo ele chega a ser ingênuo às vezes. Ele é bom e só pensa no bem. Sawyer é o contrário, ele enxerga tudo o que pode acontecer. Prevê as reações das pessoas e, junto com Sayid, é um dos mais espertos do grupo. O mais interessante é que ele conhece tão bem a personalidade da Kate, que entende a necessidade que ela tem de ir pra guerra junto com ele e os demais. E é por essa comparação que eu percebí que são kate e Sawyer que tem realmente uma ligação mais forte.

Pra mim isso tudo fica cada vez mais interessante. Vou continuar torcendo por Skate mas ainda temos muitas surpresas pela frente.