5.12.06

Shippers

Não faz muito tempo que o termo "shipper" sequer existia, portanto aqui vai um guia basico para entendermos melhor o que essa palavra diferente quer dizer.

De onde vem a palavra “shipper” e o que ela significa

“Shipper” vem da palavra “relationshipper” (relationship = relacionamento, em inglês). Um “relationshipper” é alguém que se interessa pela união de dois personagens específicos de um programa de TV.

De alguma forma a palavra “relationshipper” foi abreviada para “shipper”, a pratica passou também para filmes, livros e gibis e o termo se tornou sinônimo de todos nós, telespectadores românticos.

Se você gosta de ver personagens fictícios em um relacionamento amoroso, você é um “shipper”. Se você “shippa” ou apóia dois personagens, isso significa que você quer vê-los envolvidos em um romance.

Não se sabe ao certo de onde essa palavra surgiu, mas acredita-se que tenha sido no fandome (grupo de fãs) de Arquivo X, onde as pessoas que queriam ver Mulder e Scully juntos como um casal se auto-denominavam “Shippers” enquanto as pessoas que queriam ver só uma amizade se diziam “Noromos” (No Romance = Sem Romance).


O que é um Conventional Couple?

Um Conventional Couple (Casal Convencional) é um par que de alguma forma foi estabelecido no programa. Se o seriado deixou claro que esses dois personagens estão, irão, poderão ou deverão ficar juntos, eles são Convencionais. Em alguns fandomes esse nome pode variar para Canon, como é o caso de Lost.

Mas nem todos os casais são “oficiais”, o que nos leva a...


O que é um Unconventional Couple?

Um Unconventional Couple (Casal Não-Convencional) é um par que não foi estabelecido no seriado. É o oposto de Conventional Couple.

Algumas pessoas gostam da idéia de Angel&Willow (Buffy-A Caça-Vampiros) ou de Sawyer&Claire (Lost) como um casal, mas eles são considerados Não-Convencionais porque não existem evidencias românticas entre eles nas séries.

Alguns casais podem ir de UC para CC, como Lex&Lana (Smallville). Outros podem percorrer o caminho inverso, como Jack&Kate (Lost).

No fandome de Lost os UCs são chamados de Cult Ships.


O que é Canon?

“Canon” significa tudo o que realmente aconteceu dentro da mitologia do seriado.



O que é Fanon?

“Fanon” é tudo o que não aconteceu no seriado, mas que os fãs estabeleceram como uma verdade dentro do grupo.

Banana é a fruta predileta de Kate e Sawyer por varias razões


O que é UST?

UST significa Unresolved Sexual Tension (Tensão Sexual Mal-Resolvida), ou seja, aqueles momentos extremamente sensuais em que o telespectador jura que vai acontecer algo entre os dois personagens que precisam se agarrar com urgencia... e nada.

Só de ajudar Sawyer a se levantar Kate já ficou com essa carinha...


O que é Friendshipper?

É como shipper, mas o fã apóia a amizade entre dois ou mais personagens. Lost é um seriado cheio de friendships: Kate e Sun, Jack e Sawyer, Boone e Locke, Sayid e Kate...

Um seriado com tantos frienshippers quanto Lost era Roswell.


Dicas:

--> “Shippe” ou apoie quem você quiser. Não importa o quão estranho possa parecer, em algum outro lugar alguém vai estar pensando que esses dois personagens foram feito um para o outro assim como você.

--> “Shippar” é diversão e romance, não precisa se encaixar no programa, só no seu mundinho. Isso é o que importa.

--> Esteja preparado para “guerra”. Infelizmente, como shipper você irá encontrar muitos “anti-shippers” e também pessoas contra o seu par predileto em especial. Eles podem simplesmente não gostar de um dos personagens que você apóia ou podem apoiar um casal que se opõe diretamente ao seu (ex: Jack&Kate – Sawyer&Kate; Clark&Lana – Clark&Lois). Alguns grupos são amigáveis, mas outros podem pegar mais pesado, levando para o lado pessoal. Não se deixe abater.

--> Mantenha-se em locais que apóiem o seu casal, ou que ao menos simpatize com ele. Mas mesmo assim, esteja preparado para “invasores” que têm como objetivo simplesmente irritar.

--> Para cada possível casal existe ao menos um site, fórum ou grupo de discussão. Procure essses lugares, leia ou escreva fanfics. O objetivo é a simples diversão. Com certeza você irá fazer muitos amigos nesses grupos.

Shippe e seja feliz!


FONTES:

Shippers Resources

Wikipedia


8 comentários:

Anônimo disse...

Adoreeei o textinho/guia explicativo! :D
Eu nao sabia o que significava shipper, acho que nem o resto rss

"Esteja preparado para “guerra”. Infelizmente, como shipper você irá encontrar muitos “anti-shippers” e também pessoas contra o seu par predileto em especial. Eles podem simplesmente não gostar de um dos personagens que voe apóia ou podem apoiar um casal que se opõe diretamente ao seu (ex: Jack&Kate – Sawyer&Kate; Clark&Lana – Clark&Lois). Alguns grupos são amigáveis, mas outros podem pegar mais pesado, levando para o lado pessoal. Não se deixe abater."
xD é né, nós sabemos bem disso!

Anônimo disse...

Excelente! Ótimo texto.

Eu passei por praticamente todas classificações que vc citou, Leanna.

Eu comecei ArquivoX Noromo! Achava ridículo que quisessem transformar dois bons colegas de trabalho em namorados, mas... com o tempo, não é que fui virando shipper deles?

E tb shipper cult de Scully & Superindente Skinner, kkkkkk! Eu achava o cara super charmoso e sempre achei que eles tinham uma queda um pelo outro.

Depois entraram Dogget & Reyes e lá fui eu de novo!

Shippar é mto divertido, como vc diz, tem que fazer sentido para cada um.

Leanna, vc escreve tão bem... vai ser jornalista, né?

Anônimo disse...

adoreii o negocio dos sheppers heheheh o unico que eu não gostei foi clark e lois hehehh eu sou CLANA ou era né kkkkkkk

Anônimo disse...

opaaa é shippers heheheheh

Anônimo disse...

Que novidade, eu adorei teu texto.

Algumas coisas eu já sabia porque pegava no ar, mas não tinha idéia de onde isso tinha começado. Quais as raízes.

Tu é mesmo exímia conhecedora no assunto, Leanna. Fez um manual mesmo!

Anônimo disse...

Se não me engano o termo surgiu mesmo com X-Files! Tanto que na época quando eu conversava com qualquer não fã de X-Files as pessoas não conheciam a palavra "shipper"... ^^ Aliás, eu era noromo em X-Files! ^^ Mas hoje provavelmente eu seria shipper! ^^

Anônimo disse...

PAPISA DISSE:

Naum sabia o que era Shippers...e tinha vergonha de perguntar....Viva a Leanna...hahaahaha

Manyu disse...

Só queria fazer uma correçãozinha: shipper não vem de relationshipper; o termo ship (que acabou virando verbo to ship) vem sim de relationship, e shipper = someone who ships something :)