O que me atraiu no Sawyer desde o começo? O cinismo? As tiradas àcidas e sarcasticas? As cantadas que ele dava na Kate? A forma como ele encarava e desafiava o Jack? Sim, tudo isso e mais um pouco!
É curioso como algumas pessoas enchem a boca pra dizer que hoje em dia se dá mais valor aos "mau-carateres" e às atitudes malandras do que aos "bondosos" e às boas maneiras quando na verdade o que acontece é que hoje em dia as pessoas cada vez mais agem de acordo com o que realmente pensam ou sentem e não de acordo com o que a sociedade vai pensar deles.
Ontem uma tia minha resolveu assistir Lost pela primeira vez, então fui assitir ao Piloto com ela até porque já fazia um bom tempo que eu não revia esses primeiros episódios. Notando as reações da minha tia em relação ao Sawyer (o mesmo que -quase- todo mundo achava dele no começo da série) notei q eu desde o primeiro momento que me deparei com esse homem na tela da tv o vi de forma diferente da maioria das pessoas.
Eu devo ser mesmo uma criatura estranha... enquanto todo mundo achava o cara um arrogante prepotente, eu achava ele simplesmenrte o maximo! x))~
Não sou do tipo que gosta dos personagens politicamente incorretos, dos heróis violentos e dos personagens imorais ou amorais... Mas enquanto todo mundo via essas caracteristicas no Sawyer, eu via apenas um homem de pavio curto, sem falsos pudores e que não gosta de receber ordens de um cara que nem conhece (Jack). Sim, falsos pudores, pq Jack desde o começo também estava interessado em Kate mas ficava cheio de dedos enquanto Sawyer dizia logo na cara a que veio e o que lhe interessava.
O que me atraiu no Sawyer desde o primeiro momento foi justamente o fato dele não ter papas na lingua, dizer na lata o que estava achando da situação e que se danasse o resto. Sim, eu achava que às vezes ele exagerava, mas de maneira geral eu admirava a atitude dele. Era uma atitude, que diga-se de passagem o Locke também sempre teve, mas Sawyer na sua ânsia de ser odiado (coisa que só fomos descobrir no episódio Confidence Man) exagerava propositalmente na dose.
Acho que somente uma nerd que já passou tardes e tardes assistindo Sessão da Tarde notaria logo de cara no episódio Piloto que Sawyer era a versão adulta do Chris Chambers (River Phoenix em Conta Comigo, filme baseado em um conto de Stephen King): o carinha que tinha uma vida ferrada e se escondia atras de uma atitude de rebelde sem causa por medo de que descobrissem o quão fragil ele é na verdade.
Para os que chamam Sawyer de cafageste, pervertido e adjetivos "meigos" desse genero, vale lembrar que o personagem de River Phoenix era, apesar de ferrado, o ponto de apoio dos outros 3 garotos (um gordinho, um mentalmente instavel e um traumatizado pela morte do irmão mais velho) e morreu apartando uma briga de bar entre dois estranhos. Não é a cara das atitudes "suicidas" de Sawyer apartando briga de Jin e Michael c/ Sayid, tomando tiro por causa do Walt, apanhando pra proteger a integridade da Kate e dando a vida por ela? ;D
Talvez eu tenha feito essa associação pelo fato de nunca ter gostado de protagonistas, eu sempre vou com a cara dos antagonistas, os que tem peito pra desafiar o sabe-tudo dos protagonistas. Amo o Superman, mas numa aventura dele com Batman, não exito por um segundo em preferir o morcegão, afinal só ele é capaz de corrigir ou "dar uns toques" ao Homem de Aço.
E por falar em Bruce Wayne... esse é outro que me faz lembrar do Sawyer: ainda criança viu os pais serem mortos e jurou vingança; cresceu e vive como um playboy durante o dia enquanto a noite luta contra o crime em Gothan City. Familiar, não? (claro, tirando a parte do "luta contra o crime em Gothan City" *lol*)
Jack não é nenhum santo mas passou a vida inteira agindo como politicamente correto e com isso só se frustrou e ainda se frustra até hoje dentro da ilha. E os telespectadores a cada dia que passa se cansam mais dele por isso. Sawyer, por outro lado, vive dando a cara pra bater e por isso aos trancos e barrancos está se tornando a cada dia que passa um homem genuinamente melhor, pois as coisas boas que ele faz são de coração e não pensando na imagem que vai passar para os outros. Sawyer é fiel a si mesmo, aos seus principios, por mais tortos que eles possam parecer pra quem não o conhece ou o menospresa.
Uma das coisas, se não a coisa que eu acho mais interessante em Lost é a parte psicologica da série, a forma como os personagens são tão bem construidos e como se pode fazer verdadeiras teses de psicologia com cada um deles. E Sawyer é de longe o personagem mais interessante nesse aspecto. É uma pena que a maioria dos fãs de Lost se concentrem tanto nos "mistérios" que acabam menospresando o aspecto mais interessante da série e consequentemente subestimando o melhor personagem de todos: James Ford.
.
.
.
Leia ouvindo: Stand by Me - Percy Sledge