9.7.07

Efeitos e seus efeitos

ouvindo: navel gazing -trilha de Lost

Todo mundo já ouviu falar em efeitos visuais, trilha sonora, fotografia... mas alguém já parou pra pensar pra que diabos essas coisas servem em um filme?

Well, de forma bem resumida, essas técnicas todas servem para “dar um clima” à produção, para fazer o telespectador se sentir dentro da estória e na grande maioria das vezes para induzir as pessoas a sentirem o que o diretor quer que elas sintam ao assistirem determinada cena.

Em Lost não é diferente. Cada música de fundo, cada ângulo de câmera, cada cor utilizada... tudo está ali por algum motivo especifico. Portanto vamos agora dar uma breve revisada no que aparentemente a equipe técnica de Lost quer que vejamos quando assistimos a uma cena de Kate e Sawyer.

Vamos começar pela fotografia e não, não estamos falando dos screencaps que pegamos no Lost-Media *lol* A fotografia nada mais é do que o resultado estético que se quer passar na tela da tv. Quanto mais trabalhada a fotografia for, mais bonita a cena vai sair na tela da tv ou do cinema.




Todas as cenas de Kate e Sawyer sem exceção são trabalhadas de forma a deixar ainda mais evidente a química entre Evi e Josh, assim como atualmente também vem sendo feito com as cenas de Jack e Juliet a fim de evidenciar a beleza das cenas de Matt e Lizzie.


Outra coisa importantíssima e ainda ligada à parte visual são as cores. Nas roupas, no cenário, nos filtros de luz... cores e mais cores em todos os lugares!

Antes de analisarmos as cores, apenas uma pequena explicação: filtros são as cores que são acrescentadas na edição das cenas para criar o clima desejado.

Reparemos que nas primeiras cenas de Kate com Sawyer ela estava usando uma blusa laranja, assim como quando pediu para ele matar o agente Mars.

Essa mesma cor também foi muito usada nos filtros de cenas Skates como o beijo de Glass Ballerina, quase todo o episodio I Do, o reencontro em One of Us, ou seja, praticamente toda a 3ª temporada.

E é também, obviamente a cor de um elemento presente em muitas cenas de Kate e Sawyer: fogo ou fogueiras.




Laranja é uma cor que representa fogo, luxúria, vigor, aventura, completude, criatividade, entusiasmo, resistência e tolerância.

Outra cor muito usada por Kate e Sawyer é o verde, cor que também é uma constante nos filtros de suas cenas.

Na verdade verde é a cor mais presente entre Kate e Sawyer de forma direta ou indireta, pois a maioria de suas cenas são na mata enquanto a maioria das cenas de Kate com Jack são perto do mar... mas disso vamos falar daqui a pouco ;)




Verde é a cor da renovação, da fertilidade, do crescimento, da aprendizagem, da abundancia, da vida externa. A cor verde representa harmonia, natureza, auto-respeito, equilíbrio e a habilidade para passar por mudanças.

E a cor mais usada por Kate até o momento, inclusive em cenas Skate já clássicas, foi a cor roxa.





Roxo é o símbolo do poder, da liderança, do respeito, da riqueza, do mistério, da imaginação, da inspiração. Roxo é a cor do bom julgamento, da busca espiritual e da paz de espírito.

Roxo representa simplesmente tudo o que Kate e Sawyer tanto buscam e estão encontrando um no outro.

Por outro lado Kate e Jack estão sempre associados à cor azul, tanto nos filtros de suas cenas como na abundancia de cenas próximas do mar.

Azul é a cor da calma e ao mesmo tempo a cor da distância. É também considerada uma cor espiritual, o que no faz pensar em Jack mais como um “guru” de Kate do que como um par romântico.

Na verdade, assistindo ao teste de elenco de Evi com JJ Abrams essa idéia inicial que acabeou de certa forma sendo descartada fica clara nas falas dela: Kate diz ao grupo que Jack está morto e como que em honra ao seu auto-sacrifico ela se torna a líder dos losties.

Outra cor muito comum a Jate o marrom.




Marrom é a cor da ordem e da dependência. Essa cor está associada à personalidade reprimida e ao lado material da vida.

Em outras palavras, marrom resume a condição de Kate ao lado de Jack: inferior, reprimida, e pateticamente dependente.
Por outro lado, Sawyer também usa essa cor.


Porém no caso dele a ordem e a dependência são coisas com as quais ele tem que aprender a lidar e a se apegar, pois assim ele está descobrindo o quanto confiar nas pessoas vale a pena.
.
Um outro aspecto importante na composição de uma cena é a trilha sonora, ou “musica de fundo”. A cena sempre segue o tom da música. E nesse quesito nós Skaters também não temos do que reclamar.

Logo na 1ª temporada já tivemos uma musica composta única e exclusivamente para uma cena de Kate e Sawyer. A cena é quando os dois encontram uma cachoeira no episódio Whatever the case may be. A musica em questão se chama Navel Gazing e seu titulo foi tirado da frase que Sawyer diz ao começar a se despir para entrar na cachoeira:

“Come on Freckles. After all we’ve been through on this damn island,
we deserve some good. What? Are you gonna say no?
Are you some sort of navel gazing no fun mopey type?”
.
Em português ficou algo como:
.
“Você vai ficar aí parada só olhando pro meu umbigo?”
.
Em seguida, na 3a temporada, outra musica foi criada especialmente para o casal Kate&Sawyer: uma versão diferente da música tema de Sayid e Shannon foi feita para ser o "tema romantico" de Kate e Sawyer. Podemos ouvi-la nas duas cenas de sexo, em I Do e Catch 22.
.
Em suma, podem dizer o que for, Jate is Fate, o mocinho fica com a mocinha... Lost não é um seriado comum e seus heróis não são comuns.

Sawyer a cada dia se mostra mais humano e mais empenhado em se tornar uma pessoa melhor ao passo que Jack começa a fazer o caminho inverso. Ou seja, as aparências enganam, talvez Jack não seja esse grande herói imponente e infalível afinal.

A única certeza que temos é a de que os detalhes fazem toda a diferença, como Sawyer mesmo já disse em Long Con: “Está tudo nos detalhes” E os detalhes da produção de Lost insistem em nos induzir a acreditar em Sawyer&Kate e Jack&Juliet.

Agora eu pergunto: pra que iriam gastar todo esse tempo e dinheiro apenas para enganar a parcela de fãs shippers que nem é assim tão grande se comparada a parcela de fãs nerds e geeks que são quem realmente dão retorno financeiro ao comprarem os livros da série, entrarem nos sites, correrem atrás do Lost Experience...

Esses nerds e geeks não gostam de romance. Se a produção de Lost está se empenhando tanto para realçar a beleza de Kate&Sawyer e Jack&Juliet é pelo simples fato de que eles querem que fique claro para a audiência em geral que os casais da série são esses: Kate&Sawyer, Jack&Juliet, Jin&Sun e Desmond&Penélope.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nem preciso falar nada né...

perfeito!!

Deia disse...

Leanna eu adorei o teu texto.

Estava com mta vontadee de le desde ontem quando tu teve a ideia pra começa. hauhauahuahau

Ah a gente tb tem mais uma musica q por enquanto só está tocando nas cenas quando acontece o skate sex. xD~~

Parabén pelo texto de novo!
Tu escreveu mto bem.

Bjux

Leanna disse...

Deia, acabei de editar o texto e acrescentar essa musica q vc citou ;)

É tanta coisa q a gente nem consegue se lembrar de todos os detalhes x))~

K. disse...

Mais uma vez, como sempre, está perfeito!

Estou preparando algo tb, sobre o especial da AXN que todos ficaram curiosos a respeito ^^

realmente não há oq discutir, é tão transparente como cristal

só não vê, quem não quer...

bjokass

Unknown disse...

Bravo Leanna! Adorei 5estrelas, hon!

Fiquei pasma com isso, eu não tinha percebido isso, das cores! Ta tudo nos detalhes msmo! ^^


Valeu pelo texto, ta mt bom!

arineideb disse...

Nossa Leanna...
Muito bom esse teu texto...
Ameeeeeiiii...

Parabéns!!!

Manu Negri disse...

Perfeito, Leanna! ^^

Inclusive fiz ano passado um pequeno curso de cinema que tratava também dessa questão de iluminação, uso de cores, ângulo de cena, som; afinal, realmente essas coisas não são postas por acaso!

beijos

Anônimo disse...

Primoroso, Leanna!

Está mesmo tudo nos detalhes e SKate tem tantos detalhes cuidadosamente planejados, que dá até pra gente não notar todos eles ou todas as intenções propostas pelos produtores.
Ficamos apenas envolvidos pela beleza e pelas informações subliminares das cenas.

Mas vc mostrou todos os detalhes direitinho!
Parabéns pelo texto, amiga!

Ana