10.8.07

Soulmate

Dias atrás eu estava vendo um video Skate e achei a musica linda, então resolvi ver também o video original da musica e como uma coisa puxa a outra, quando dei por mim já estava pesquisando no bendito Google.

Soulmate - Natasha Bedingfield


Ok, o que essa musica tem de tão interessante? O titulo! Sim, "alma gêmea" é uma expressão usada à exaustão em romances água com açúcar, mas a palavra "soulmate" na verdade tem um significado bem mais amplo.
.
Quando falamos de "alma gêmea" pensamos apenas em casais apaixonados, porém na lingua inglesa, o termo é muito mais abrangente e serve para descrever qualquer relação muito estreita onde duas pessoas se completam de forma ímpar: grandes amigos, irmãos...
.
Sempre que explico para algum 'leigo' o que é ser shipper, 99% das pessoas torcem o nariz ou fazem um comentariozinho infeliz sobre eu ser uma hopeless romantic, mas a verdade é que o amor em suas mais variadas formas (grandes amizades, laços de familia...) faz tanta parte de nossas vidas quanto o ar que respiramos.

Mas como esse blog é dedicado a um casal, vamos nos ater ao significado classico da palavra "soulmate", ou da expressão "alma gêmea"
.


Vamos falar um pouco de mitologia grega:
.
Platão conta em O Banquete que antigamente haviam três gêneros: o homem, a mulher e o andrógino. O andrógino era um ser composto de um só tronco, quatro braços, quatro pernas e uma cabeça com duas faces situadas em lados opostos e quatro orelhas, como dois seres humanos colados; que poderiam ser do mesmo sexo – dois homens ou duas mulheres – ou um homem e uma mulher fundidos. Eram ágeis, fortes e extremamente orgulhosos.
.
Por saberem de sua força começaram a opor-se aos deuses, rivalizando com força e poder. Zeus, deus dos deuses, ao constatar a força desses seres e por temer o confronto, mas não querendo perder as honras e oferendas, resolveu separá-los para enfraquece-los – o que realmente aconteceu – condenando-os à separação. Quando Zeus assim o fez, os seres separados se espalharam pelo mundo, desorientados, procurando a parte que lhes faltava.

E assim surgiram o que hoje chamamos de almas gêmeas: duas partes de uma mesma pessoa, separadas, uma a procura da outra parte para novamente unirem-se em uma só.

Certo... mas o que isso tem a ver com Kate e Sawyer? Basicamente apenas o fato de que confirma uma coisa que eu sempre digo: opostos não se atraem pois não tem nada em comum que os faça manterem-se unidos por muito tempo.

Notem como todos os casais duradouros sempre tem muito em comum. Mesmo quando um é mais agitado e o outro é mais calmo, eles compartilham de idéias e pontos de vista em comum.

Duas pessoas absolutamente distintas como, por exemplo Kate e Jack, nunca aguentariam ficar muito tempo juntas pois as diferenças de pontos de vista rapidamente falariam muito mais alto que qualquer outro sentimento que pudesse existir entre os dois.

Por outro lado, por mais que metam os pés pelas mãos, Sawyer e Kate vêem as coisas e o mundo da mesma forma; quando ele vê tudo de forma pessimista, ela está ali para lhe dar esperança e vice-versa; um completa o outro... como um andrógino de Platão, como nossas almas gêmeas, como soulmates.

Sabiamente Kate já havia dito em In Hiding: "Jack vê tudo em preto e branco. Mas nós, nós somos o cinza"



Filmes relacionados a almas gêmeas:

- Em algum lugar do passado (Somewhere in time) com Christopher Reeve e Jane Seymour

- Amor além da vida (What Dreams May Come) com Robin Williams, Annabella Sciorra e Cuba Gooding Jr.

- Escrito nas estrelas (Serendipity) com John Cusack e Kate Beckinsale

- Alguém tem que ceder (Something's gotta give) com Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves e Amanda Peet

- Diário de uma Paixão (The notebook) com Rachel McAdams e Ryan Gosling

- E se fosse verdade (Just like Heaven) com Reese Whiterspoon e Mark Ruffalo

- A casa do lago (The lake house) com Keanu Reeves e Sandra Bullock

5 comentários:

Manu Negri disse...

Adoreeeei, Leanna *-*
Eu sempre quis saber essa história de alma gêmea e finalmente consegui, hahahaha. Mitologia grega é bem interessante. Aaaaww, nossos bebês soulmates ^^

(Minha mãe é louca por Em algum lugar do passado. Quando eu tinha uns 2 anos, ela colocava de propósito a trilha sonora no som, só porque eu chorava quando ouvia xD)

Deia disse...

Mto legal o texto leanna! ^^

Eu nunca tinha pensado skate como almas gemeas dessa forma.
E pra mim era sempre aquela coisa mais como tu disse, de casais apaixonados.. naum imagina a q podia se tb outra coisa.

Sobre os filmes, a minha mãe tb eh vicadona no em "Em algum lugar do passado".
Uns dias ai, até clipe ela fez do filme. hehehe

Os q a Leanna posto ai, eu AMO "A casa do lago", e depois "Diario de uma paixão".

Anônimo disse...

Adorei seu texto, leanna.
Não tinha idéia de como era a história de almas gêmeas. Achei super interessante da forma como skate se encaixa nisso.
E sempre achei que opostos tambem não se atraiam, pra mim, isso não tem fundamento.

E eu amei A casa do Lago, mto lindo.

Anônimo disse...

Gostei mto do seu texto Leanna!
Gostei principalmente a referência filosófica q vc fez ao significado mitológico de alma gêmea. Eu tb acho q existem varias formas de almas gêmeas (amor materno, fraterno...), mas a busca por alguém q lhe complete é inerente ao ser humano (mesmo q mtos não admitam isso) e, Leanna vc ilustrou isso mto bem com o mito do andógrino. Esse lance de q os opostos se atraem tb não concordo mto, na verdade as pessoas buscam nas outras algo q lhe complete. Duas pessoas podem se amar, se completarem e terem certeza de q são almas gêmeas é só os dois estarem dispostos a isso.

Unknown disse...

Uau, incrivel