6.10.07

Han Sawyer e os Caçadores da Ilha Perdida



Well, não sei ao certo qual é a faixa etaria das Skaters, mas sei de uma coisa: bendita foi a hora em que os criadores de Lost resolveram homenagear alguns de seus vicios prediletos!

Se não fosse o fato deles gostarem tanto de Guerra nas Estrelas provavelmte nosso Sawyer não seria um personagem tão interessante. E não estou falando só das piadinhas como chamar Jin de Chewie por ele não falar inglês, chamar Hurley de Jabba e Locke de Yoda... ou ainda chamar Walt de Short Round (nome do garotinho asiatico que acompanhou Indiana Jones em sua segunda aventura, O Templo da Perdição).

Estou falando de uma coisa muito mais além: inspiração. Não só o ator Josh Holloway assume que se baseia em Han Solo para compor Sawyer como Damon Lindelof e Carlton Cuse chamam frequentemente Sawyer de versão moderna do Han Solo.

"Ele é uma grande fonte de inspiração pro Sawyer. Eu amo o Harrison Ford. É isso que uso pra me preparar. Eu queria que o Sawyer fosse uma mistura de Han Solo com quem sabe o Wolverine - um pouco agressivo mas com o jeitão amavel e sem-vergonha do Han Solo." - Josh

"Ele é um personagem brilhante. Eu amo interpretar, não um cara mau, mas um sem-vergonha. Esse é o segredo, ser o cara que amam odiar e não o cara que simplesmente odeiam, do contrário, de acordo com a natureza da série eu já teria morrido." - Josh

E eles vão ainda mais longe, algumas cenas de Lost são descaradamente cópia, ou melhor, homenagens a dois dos maiores icones do cinema de aventura, ambos interpretados pelo ator Harrison Ford: Han Solo e Indiana Jones.

Ops, wait a sec! Harrison what??? Sim Harrison Ford. Curioso o personagem de Lost chamar-se James "Sawyer" Ford e ser tão parecido com Han Solo e Henry "Indiana" Jones Jr. Sem contar o fato dos 3 personagens serem sarcasticos, charmosos, teimosos, espertalhões e apaixonantes. Ah, e ainda tem a semelhança fisica entre Josh e Harrison! Mais Serendipity, impossivel. JJ, Damon e Carlton tiraram a sorte grande quando encontraram Josh Holloway! =P

E isso ainda é só o começo! Todo mundo se lembra da já classica frase "Kate e Sawyer estão acabados. Como Han e Leia, Ross e Rachel, Rick e Lisa, Dave e Maddie, Antonio e Cleopatra" mas será que todo mundo já parou para notar quanto Lost tem em comum com Guerra nas Estrelas e Indiana Jones?

Vamos começar com as mais recentes. Nos comentarios de A Tale of Two Cities, Damon diz a Elizabeth Mitchell que a sequencia de Kate usando um vestido e tomando café com Ben foi inspirada em uma cena de Os Caçadores da Arca Perdida, primeiro filme do Indy.


"Tem uma cena onde Marion Ravenwood, interpretada pela Karen Allen, é pega pelos vilões
e fica amarrada em um tenda e esse cara traz um vestido bonito pra ela usar e ela é muito meninona (...) e ela fica totalmente vulneravel quando coloca o vestido. Então nós pensamos: Como Ben poderia deixar Kate se sentindo vulneravel? Bom, vamos colocar ela dentro de um belo vestido!" - Damon Lindelof
.
Para quem não sabe, Marion além de molecona é dona de um bar no Nepal. Tão donzela indefesa quanto Kate, hun?
.
Certo, Kate é a cara da Marion, namorada do Indiana Jones. E daí? Dai que ela também é a cara de outra personagem muito famosa e amada pelos fãs de ficção e aventura: Leia Organa, princesa rebelde, filha de Darth Vader e namorada do mercenario Han Solo.

Porém, Guerra nas Estrelas é um capitulo à parte em relação a Lost. As referencias são tantas que dá até pra se dizer que a série é uma versão terrestre da saga espacial criada por George Lucas nos idos de 1970.

Começando por Jack "meu pai arruinou minha vida" Sheppard; o conflito entre ele e Chrisitian (mesmo esse ultimo estando morto) se assemelha ao conflito entre Luke e Anakin/Darth Vader, onde o filho não consegue compreender as razões que levaram seu pai para o lado negro da força.
.
Ainda falando em Luke Skywalker e Darth Vader, não podemos nos esquecer de Leia Organa! A personagem, irmã gêmea de Luke, filha de Anakin e Padmé (da nova trilogia) em Lost foi dividida em 2 personagens: Kate e Claire. Kate ficou com a personalidade forte e a queda por homens 'safados' enquanto Claire ficou com o posto de irmã do protagonista sem nem um dos dois ter conhecimento desse laço de sangue. Claire, assim como Leia praticamente nunca teve contato com o pai mas mesmo assim não gostava dele e não faz idéia de que é irmã de Jack que sabe muito bem quem é Christian Sheppard.
.
Leia não foi a unica personagem de Guerra nas Estrelas que foi 'dividida' em Lost. Luke além de Jack também inspira Locke. Em o Retorno de Jedi, Luke resolve se entregar ao Império para falar com seu pai e dizer que ainda há um pouco de bondade nele, o que Vader nega veementemente. Luke é levado então ao Imperador, que o tenta para o Lado Negro, dizendo para que ele mate seu pai. Exatamente como Ben fez com Locke em The Man Behind the Curtain e The Brig.

Mas o principal mesmo é o bom e velho casal turrão Han Solo e Princesa Leia que formam um peculiar triangulo amoroso com Luke, pois no começo da estória sem saber que são irmãos, Leia e Luke sentem que tem uma forte ligação, coisa que deixa Han enciumado.
.
A ultima referencia direta ao casal foi em uma cena de Not in Portland quando Sawyer, Kate e Alex usam o "truque do Wookie" para salvar Karl; eles chegam no galpão vigiado por um só homem se dizendo terem sido pêgos por Alex que vem apontando uma arma para os dois mas acabam nocauteando o homem e revelando que o casal não era prisioneiro da jovem.
.
Para quem não sabe, Wookie é o nome da raça de Chewbacka, mais conhecido como Chewie, o amigo peludo de Han. Em um dos filmes Luke e Han, disfarçados, fingem levar Chewie para uma cela quando, na verdade, só queriam invadir a prisão para resgatar a princesa Leia. Além disso, o resgate da ilha é feito numa sala com o número 23; no filme, Han, Luke e Chewie resgatam Leia da cela AA23 =))~
.
Essas são só algumas poucas referencias que Lost faz a Guerra nas Estrelas e Indiana Jones. Seria impossivel citar todas as referencias feitas a Han e Indy nessas 3 temporadas que se passaram de Lost, e aposto que muitas outras referencias ainda estão por vir!
.
O charme e carisma de personagens como Han Solo e Indiana Jones não são coisas faceis de se interpretar ou de se colocar no papel. Deveriamos agradescer aos deuses de Hollywood por terem nos dado James 'Sawyer' Ford e Josh Holloway ;)

Videos:

7 comentários:

Culpada! Como qualquer mortal... disse...

Como sempre o texto tah perfeito!!!!!

As referencias realmente são gigantes, cada vez mais fica claro oq eh OTP right? ehehee

ahh e sobre os casais faltou um que tb td mundo considerava fadado: Carrie e Mr Big in "Sex and the city", tão acabados q no filme q sai em 2008 parece q tem : married with children" hahahaa

ahh soh uma coisinha:
Antonio e Cleopatra"
eu curto muito mais o Julio César, eu culpo a moleza do Antonio pela queda da Cleopatra, sou altamente hiper fã dela ahauaha

bjokasss

Aika disse...

Awww hon, ótimo texto as always!

Eu acho o máximo os produtores compararem Sawyer ao Han. Porque além de Han ser o máximo, e um dos mais populares de Star Wars, ele é quem fica com a garota, afinal ^^ Eu acho isso muito significativo.

:**

Anônimo disse...

Leanna, thanks pelo texto: espetacular \o/
Nunca tinha lido os quotes do Josh sobre Harrison Ford, so cute.

Marion, Leia e Kate são filhas da mesma inspiração.
Han, Indy e Sawyer: igualmente heróicos e encantadores.
E esses personagens maravilhosos formam alguns dos mais emblemáticos casais da nossa cultura pop. O que mais podemos desejar pro nosso ship?
Ana

Anônimo disse...

Olá pessoal!! Eu estava no site Portège Moi que é totalmente skate (assim como eu) e de repente me veio uma coisa na cabeça... a materia falava sobre a possibilidade de kate está grávida e tals e que o filho nunca seria do jack já que eles nunca fizeram sexo e, nessa hora, me veio uma coisa: quando voltamos da terceira temporada aparece uma cena do jack acordando e tirando um curativo do braço. aparece a kate acordando numa sala e tambem tirando o tal curativo do braço. No entanto quando aparece o sawyer acordando não aperece ele arrancando nenhum curativo. Será que eles aproveitaram para fazer uma espécie de inceminaç~çao artificial para tentar novamente fazer novos testes com mulheres grávidas???? Ai Espero que nAõ!!!!!!!!!!!! o que vocês acham? Estou ficando louca???

Leanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leanna disse...

Olha, eu acredito que os curativos não tem nada a ver c/ inseminação ou algo do tipo pq até onde sei eles só poderiam tirar sangue dos braços da Kate e o do Jack... p/ uma inseminação, os exames teriam q ser mais detalhados...

Anônimo disse...

É verdade Leanna, realmente viajei sobre o lance da inseminação, mas como em lost todo cuidado é pouco ainda fico me perguntando se as cenas do curativo foram propositais. Abraços