4.5.08

Já não era sem tempo!

Há exatos um ano e 5 meses atrás um certo episodio de Lost foi ao ar e em seguida foi largamente elogiado pela mídia e por muitos fãs, apesar de ser um episodio ‘shipper’. No ultimo dia 1º de Maio outro episodio ‘shipper’ foi ao ar mas dessa vez as respostas a ele não foram das melhores. Por que será?

Desde o começo da série vimos inúmeros sites, jornais e revistas se referirem a Jack e Kate como o casal de Lost. Então porque justo agora quando em Something Nice Back Home eles nos foram apresentados noivos, vivendo sob o mesmo teto e criando o pequeno Aaron a repercussão não foi nem a metade do que foi a repercussão de I Do, o outro episodio shipper que era centrado justamente em Kate e Sawyer, o casal visto por muitas pessoas como ‘underdog’ ou no bom e velho português, o azarão? Em uma palavra: conformismo.

Conformismo é o fato ou habito de conformar-se com tudo, de acomodar-se e aceitar passivamente qualquer porcaria ou insensatez que lhe seja oferecida sem ao menos questionar a procedência e era isso que acontecia desde o começo em alguns lugares da mídia e entre muitos fãs de Lost que se referiam a Jack e Kate como o par romântico central do seriado. Alguns criticavam o Jack, outros criticavam a Kate, outros diziam que preferiam ela com Sawyer mas mesmo assim se acomodavam a ponto de nem tentar puxar pela memória alguma estória onde o protagonista não fica com a garota ou não é tão heróico e infalível, e olha que existe um sem numero de estórias assim! Dessa forma, essas pessoas se conformavam com o fato de que mesmo sendo chato pra caramba Jack e Kate eram o verdadeiro casal, porque afinal, é assim que as coisas são.

Mas como bem nos provou Lost, nunca devemos confiar nas aparências e muito menos nos guiarmos por estereótipos. Nem todos os protagonistas são perfeitos, na verdade Jack é um dos mais patéticos que eu já vi pois existem aqueles que são feitos para serem zoados ao passo que Jack é sempre zoado ao máximo apesar do fato dos criadores da série tentarem vende-lo como um personagem heróico, coisa que ele definitivamente não é. Ou Jack foi o maior erro ou é a maior fraude de Lost. Eu aposto na 2ª opção.

Ele começou a estória de forma promissora: um acidente de avião, um médico disposto ao que fosse preciso pra ajudar as vitimas e ainda por cima boa pinta com cara de cool todo tatuado que chama a atenção da heroína da estória. Tinha tudo pra dar certo, mas aos poucos fomos descobrindo que o bom medico na verdade é controlador, paranóico e prepotente. Por outro lado Sawyer, o personagem que a principio parecia caipira, individualista e encrenqueiro acabou se mostrando o verdadeiro herói da ilha, inúmeras vezes ajudando o pessoal sem esperar por reconhecimento e sem jogar na cara de ninguém que ele estava no comando.

Mesmo assim até hoje pessoas tiram a maior onda da cara de Jack, elogiam as atitudes de Sawyer e se conformam em ‘comprar’ o primeiro como herói e o segundo como quase vilão. Isso, meus amigos, se chama conformismo.

E conformismo foi o que eu vi na Kate do FF dessa semana. Ela saiu da ilha de forma traumática deixando muitos amigos pra trás, guarda um segredo e uma grande magoa relacionada a essa saída da ilha, virou celebridade como sobrevivente de uma tragédia, foi julgada por seus crimes conseguindo uma pena leve e tem agora em suas mãos a segurança e o bem estar de uma criança que nem ao menos é seu filho legitimo. Em meio a todo esse caos que havia se tornado sua vida reaparece Jack, o bom medico que flertava com ela na ilha. Ele apesar das pisadas na bola enquanto na ilha, ainda parecia ser um cara legal, então porque não dar uma chance? Namoraram, noivaram e foram morar juntos criando o pequeno Aaron. Tudo que Kate no fundo queria era só um companheiro que entendesse pelo inferno que ela passou e que fosse um bom pai pro seu filho adotivo. Pra conseguir isso Kate se submeteu a viver como Mônica outra vez, afinal, talvez isso também a ajudasse a esquecer de como Aaron veio parar em suas mãos.

Porem as coisas acabaram não saindo como planejado. Aos poucos Jack foi começando a mostrar sua verdadeira natureza que foi completamente exposta a Kate de forma triste no final do episodio: o lado controlador queria saber onde ela estava, com quem estava e com quem falou ao telefone; o lado fraco estava bêbado; o lado prepotente jogou na cara dela que ele era o herói; o lado ciumento fez questão de tocar na ferida aberta de que Sawyer havia escolhido ficar na ilha e o lado agressivo a pegou pelo braço e jogou-lhe na cara que o garotinho pelo qual ela tanto zelava nem parente era. Da pior forma possível Kate finalmente descobriu que as aparências enganam e o cara que ela julgava ser perfeito não passava de uma fachada para esconder um novo Wayne.

E parece que junto de Kate uma boa parte do publico e da mídia finalmente saiu do conformismo admitindo que realmente Jack está longe de ser um herói e que nem sempre o protagonista é a melhor escolha pra heroína da estória.

Se ano retrasado muita gente se atreveu a dizer que Kate formava um belo par com Sawyer, esse ano tiveram a coragem de dizer que Jack definitivamente seria a pior das escolhas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto!
Conformismo é bem apropriado p/ certas pessoas
Cara,quando eu crescer quero escrever bem que nem você

Anônimo disse...

Perfeito Leanna...muito perfeito...

"Se ano retrasado muita gente se atreveu a dizer que Kate formava um belo par com Sawyer, esse ano tiveram a coragem de dizer que Jack definitivamente seria a pior das escolhas."
Eu não poderia ter dito melhor...

Ótimo texto, como sempre...
Parabéns...
Beijoss

Deia disse...

Sabe eu concordo completamente.
Eu até agora não li um comentario da midia falando super bem de jate. Talvez tenha um, mas a grande maioria não ta falando tão bem.

Outra coisa engraçado, eh q eu li varias vezes jater falarem que 'i do' teve uma audiencia ruim, sendo que foi o 2 episódio mais assistido da 3 temporada. E esses dias eu vi que esse episódio foi o que teve a audiencia mais baixa de todos os tempos. kkkkkk

Sabe, eu confesso, eu não gostei de te que ver algumas cenas toscas. Tinha que ve a Monica novamente. Alias esse FF fico muito parecido com o FB de 'i do'. Mas valeu MUITO a pena a gente passa por isso e vim aquela cena no final. hauhauahauh
Pq sinceridade, aquilo estrago muito Jate. Nem sei como as jater conseguem fca feliz depois daquilo.

Cristiane Franz disse...

Esse episódio serviu pra os não shippers notarem de vez a falta de química que eles tem e como são só mais um casalzinho, enquanto Kate e Sawyer chama a atenção por serem diferentes. É até injusto comparar os dois.

Ótimo texto, leanna :D

Anônimo disse...

Nossa! Otimo texto Leanna!!!

Conformismo indeed.

É tao bom ver que finalmente admitiram que Jack é uma fraude.

Parabens! =D

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Falo tuuuudO leanna ;)

L. Lazzari disse...

" Se ano retrasado muita gente se atreveu a dizer que Kate formava um belo par com Sawyer, esse ano tiveram a coragem de dizer que Jack definitivamente seria a pior das escolhas. "

Faço de suas palavras as minhas :)
Muito bom o texto!