10.3.09

Em defesa de Kate Austen

Nos acostumamos tanto a por a culpa de tudo que falam da Kate no infame triangulo-quadrado e no fato dos autores de Lost serem machistas que nos esquecemos de olhar pros lados e perceber o quanto os fãs de Lost também são machistas, talvez até mais que os próprios autores. E estou falando de fanboys e fangirls, infelizmente.

Enquanto Claire, a fofucha mãe solteira; Libby, a pacata psicologa, a tranquila Rose e a isolada Rousseau são unanimidade como as prediletas do publico, as mulheres realmente fortes e destemidas como Kate, Juliet, Charlotte, Shannon e Ana Lucia são odiadas por muita gente. Não nego que Damon e Carlton tenham sua parcela de culpa pois eles demonstraram machismo em alguns momentos sim, mas a culpa não é só deles. E o melhor exemplo disso é a Kate.

Não me lembro de nenhum roteiro enfatizando algum tipo de maldade nas atitudes de Kate que podem tão claramente serem vistas como espelho das atitudes do Sawyer que é hoje considerado O CARA da série: se Kate usou um cara pra roubar um banco, Sawyer usou varias mulheres pra dar golpe; se Kate não se decidia entre Sawyer e Jack, Sawyer deu uns catos na Ana Lucia; se Kate pisou na bola e magoou Sawyer, ele fez o mesmo com ela; se ela ficou com Jack fora da ilha, ele ficou com Juliet na ilha... Por que será que Sawyer pode pegar 3 na ilha e ser o herói da mulherada e da homarada nos foruns e comunidades mas a Kate por ficar genuinamente dividida entre dois amores é chamada de 'a piranha da ilha'?

Se prestarmos um pouquinho de atenção notaremos como a má fama da Kate vem desde o começo da série, mais especificamente do fato dela ter sido mostrada como uma criminosa, só que naquele momento os autores ainda não estavam demonstrando machismo nem preconceito, pelo contrario, Kate parecia ser a personagem mais forte e determinada da série. Porém tenho a impressão de que muitas pessoas esperavam que mais cedo ou mais tarde fosse mostrado que Kate era uma vitima do sistema, uma inocente perseguida por um erro da justiça ou uma garota que cometera um crime em legitima defesa. Conforme os episodios foram mostrando que ela não era tão vitima assim e que seu pior crime havia sido premeditado, muitas pessoas passaram a admitir o quanto não iam com a cara da personagem e a coisa só piorou depois da 3ª temporada com o infame triangulo virando um quadrado amoroso.

Por falar em quadrado, outra personagem injustiçada é Juliet que é detestada até hoje por uma parcela consideravel de fãs apenas pelo fato de ser mais inteligente e esperta que a media das mulheres da ilha. Só que no caso de Juliet a coisa ficou mais leve, acredito eu, pelo fato dela ter sido mostrada como uma coitada apagada e submissa nos seus primeiros flashbacks. E pegando outros exemplos temos Shannon que não passava de um belo par de pernas pra maioria dos fãs mesmo sendo a versão feminina do Sawyer em matéria de sarcasmo e tiradas engraçadas e só se tornou bem vista por todos depois de ser mostrada sofrendo nas mãos da madrasta e morrendo nos braços de Sayid. Ou Charlotte que também era desbocada e determinada, mas só passou pro hall das melhores da ilha depois que apareceu ainda criança fofinha e morreu por causa das viagens no tempo.

Isso me faz pensar que talves se tivessem mostrado explicitamente coisas que sabemos que aconteceram como uma pequenina Kate vendo a mãe ser espancada ou uma adolescente Kate sendo cantada pelo próprio pai, hoje menos pessoas a detestassem tanto...

7 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Leanna, num acho q seja bem assim sobre o ódio contra a Kate: não acho q ela seja biscate por ficar dividida. Eu compreendo a indecisão dela entre aqueles dois homens, mas o q me irrita é se ela continuar indecisa nesta 5 temporada, pq agora não tem mais desculpas: ela já ficou com os dois e sabe os defeitos e qualidades dos dois. O q eu não gosto tb é q as atitudes dela mostram q ela é hipócrita, pq ela quer dar uma de mocinha (tenho ódio quando ela fala: what kind of person do you think I am?), enquanto o Sawyer era assumidamente manipulador e "bad guy" na ilha.

Eu amo a Juliet, não acho q ela seja odiada, assim como a Charllote. E a Shannon era realmente a versão feminina do Sawyer, mas não gostava pq ela era muito grossa com o Boone, q fazia tudo por ela.

Por fim, embora a Ana Lucia tenha maltratado o Sawyer, eu gostava da personalidade forte dela. Mas ela é um Jack, queria mandar em todo mundo, tudo tinha q ser do jeito dela, esse é o problema.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leanna disse...

Eu entendo vc não gostar da hipocrisia da Kate, mas convenhamos q todo mundo naquela ilha já foi hipocrita uma vez ou outra. Defeitos a Kate tem e eu não nego, é impossivel negar os defeitos dela.

O q eu quero dizer é q se a Kate tem defeitos, todos os outros personagens também, Lost é feito de pessoas corrompidas, confusas, hipocritas, cinicas, etc. Então pq pegar no pé só das mulheres, e em especial da Kate?

Pq odeiam tanto a Kate e a Juliet (vejo ainda hj muita gente detestando a Jules, pelo menos aqui no Brasil) se o Ben é 3x mais hipocrita, cinico e discimulado q elas, mas é o f*dão da série? Tá certo q a atuação do Michael Emerson ajuda (e mto) mas dá pra gente perceber q tem um Q de machismo ai, os homens podem tudo, as mulheres nada. E isso não é exatamente uma coisa q os autores enfatizam tanto assim pra chamar o seriado em si de machista, os fãs tb tem a sua parcela de culpa nisso tudo.

Mas como eu disse na K&S, isso é uma opinião minha e eu sei q nesse caso sou minoria absoluta... ;D

Deia disse...

sabe que eu to ja de saco cheio de ve a maioria odia a kate?
eu entendo que tem essa história de triângulo e tal. mas mesmo assim eu gosto da personagem. ela pode faze algumas coisas que eu naum gosto, mas a mesma coisa foi o sawyer. Nenhum personagem ali eh perfeiro, mas se chega a um ponte de eu odia a kate naum vejo pq continua ser skate...

sobre a Juliet, eu naum acho que ela esteja bastante odiada (pelo menos fora do brasil). Na verdade pra mim ta ao contrario. Pelo menos na maior parte lendo nos foruns, ou reviews.

Manu Negri disse...

Já reparei nesse lance do Sawyer ser o fodão-garanhão que pegava várias mulheres e pá, e a Kate por PARECER dividida entre Sawyer e Jack, ser chamada de piranha e outros nomes mais feios por muitos fanboys (até ervilhas). Mas não é só em LOST que isso acontece, é em todo lugar; é como o público enxerga, porque nossa sociedade é machista e ponto. Se é homem, e é pegador malandrão, ótimo! Se é mulher, tem que ser "santa"; se age como os homens, é vagabunda. Eu acho isso o fim, e discordo muito quando identificam a Kate dessa forma por causa dessa merda de triângulo.
Quanto ao começo da série e ninguém sabia qual o crime cometido pela Kate, a própria Evi disse numa entrevista que acreditava que a Kate estava sendo perseguida injustamente, e não porque realmente era uma criminosa. Pra mim, saber que ela matou alguém me fez gostar mais da personagem (não por ser assassina, lol). Nunca haviam mostrado uma personagem mulher dessa forma, tão diferente, peculiar, longe dos valores morais que vemos outras personagens femininas enquadradas, e isso acabou me encantando!
E falando da Juliet... acho engraçado quando amigos meus dizem que Ben é foda, engana todo mundo, é dissimulado e o escambau, mas a Juliet era exatamente desse jeito e não é vista com os mesmos olhos... ela não era foda, era falsa. Ainda bem que as coisas mudaram um pouco e acredito que passaram a adorá-la.
Eu não nego, confesso que gostava MUITO mais da Kate antes. Posso até colocar a culpa no triângulo, mas será que essa culpa não tem suas verdades? Ela foi reduzida a um vértice dele. Sinto falta da Kate selvagem, que subia em árvore, vestia calças, que peitava todo mundo. Ela agpra parece apagada, sem personalidade. Espero que sua volta à ilha mude alguma coisa...

Chris disse...

Leanna, eu não sou muito de entrar na briga para defender ou acusar personagens, principalmente quando entendo o ponto de vista de quem o faz, como entendi o seu agora.

Eu sempre gostei da Kate e nunca a chamei de biscate ou adjetivos do gênero pelo fato dela ficar dividida entre dois homens tão diferentes. Com certeza todo mundo tem defeitos, e o melhor é que em LOST esse "lado negro da força" também é explorado nos personagens.

O que me chateia em Kate (mas não necessariamente me faz odiá-la) é a dissimulação e a pose de vítima que muitas vezes ela faz. Nesse caso, prefiro a frieza da Juliet ou mesmo a aura carrancuda da Ana Lucia (duas personagens que adoro). Mas não é uma questão de sexismo, é que é meu mesmo isso de não gostar de vitimização.

Concordo 101% que LOST é um seriado machista e entendo que seus comentários refletem, de fato, o pensamento da maioria dos fãs. Mas, para mim, é uma pena que as personagens femininas sejam mortas do nada e não tenham suas tramas desenvolvidas de maneira apropriada. Mesmo assim, Kate, Juliet, Charlotte, Russeau, Alex, Ana Lucia, Penny... continuam na minha lista de admiração. E na ala masculina, nem preciso dizer que "não dedico nada" (como diz a Ari) a Jack, nem simpatizo com Ben, acho Miles insignificante etc.

PS: Acho que escrevi um livro. Desculpa, é que sempre me empolgo com LOST. Beijo procê.

Unknown disse...

Achei os comentários pertinentes pra quem não gosta da Kate. Não me conformo depois de tudo que o Sawyer fez a Kate ficar em dúvida. Patético. É uma das minhas preferidas, mas isso foi foda.
E como disseram, se fazer de vítima qndo a escolha foi dela de se envolver com um cara q a desrespeitou o tempo todo é foda.