26.3.07

Mais do que parece

Skaters e Jates nunca concordam em coisa alguma, mas acho que podemos concordar nisso: estamos todos confusos como o diabo sobre o que está acontecendo com Jack/Kate/Sawyer. Aqui está minha opinião.

Nós temos centenas de milhares de anos de interpretação coletiva do como um casal apaixonado parece. Nós "reconhecemos" isso, não intelectualmente, mas num nível muito mais profundo, talvez até mesmo celular. Nós conhecemos e reagimos a isso, seja real ou interpretado, porque nossas pistas vêm de movimentos, expresão, etc

É por isso que todos nós, sem excessão, reagimos ao olhar de Danielle para Alex do mesmo jeito. Nós "reconhecemos" como o amor de uma mãe para sua filha se parece e mesmo que não sejamos mães ou não tenhamos filhos. É parte de nosso equipamento coletivo genético.

Então, o que nos foi mostrado, sem qualquer conflito, é o que nós entendemos no mais profundo nível de nossa experiência como sendo amor entre Kate e Sawyer.

Todos nós "reconhecemos" que o que vimos é amor, e é por isso que Skaters e Jaters igualmente respondem a isso num nível tão primitivo.
Entrando no Intelecto: Jaters não querem que o que elas vêem seja real, então elas arranjam toda razão intelectual porque ele não pode estar em ordem para negar a reação visceral deles.“manwhore”, “pênis”, “jaula”, “rutting”, “sexo por pena”. Se elas podem por palavras negativas o suficiente nisso, elas podem apagar o sentimento inegável que a cena gerou.
Skaters também tem uma desconexão intelecual. Nós temos visto que nós fomos geneticamente programados por 10 mil gerações para reconhecer como amor, e ainda nos dizem que não há nada de amor verdadeiro.
Ainda há, para mim, ao menos o senso de traição, de conflito, de confusão e de raiva. Com nada mais que uma palavra ou duas num script, eu suponho negar toda a evolução programada em mim para entender relacionamentos de casais e amor nessa ordem para ver o que essas mesmas centenas de milhões de anos de evolução programaram para entender o valor de subestimar, traição e subjugação assim como amor verdadeiro.
A reação básica de tudo isso tem sido raiva...de ambos os lados. Nós estamos ambos, vivendo a mesma coisa num nível completamente emocional, mas as Skaters estão sofrendo no conflito entre palavra e ação, enquanto as Jaters estão sofrendo ao tentar fazer a palava ultrapassar a ação.
Skaters estão com raiva porque nos foi dito que não podemos confiar no que a evolução nos designou a confiar – nosso entendimento coletivo de como amor fêmea/macho deveria parecer, sentir, ser etc... E as Jaters estão com raiva porque na primeira temporada elas tiveram os precursores desses relacionamentos de casal com as interações Jack/Kate.Ai é que reside o problema…na mente delas, Jaters pegaram os primeiros estágios de possíveis flertes românticos.
E mentalmente transformaram isso em expressões explosivas de amor. Na mente delas, o relacionamento já progrediu a amor – mesmo que nunca foi mostrado ou diretamente expressado. Então quando a “coisa real” foi mostrada as Jaters ficaram tristes porque elas já tinham imaginado e inventado a consumação – mesmo que nunca tenha acontecido.Emocionalmente, para Jaters, o amor Jate aconteceu porque elas o imaginaram acontecendo. Na mente delas, a invenção delas, tomou o lugar da realidade.
No entanto para as Skates, as expressões de amor foram de fato mostradas e expressadas. Então quando nos disseram que o que vimos não era real, não aconteceu e não podia ser confiado nós reagimos com raiva de fato, porque isso não era o que nós “sabíamos”que havia acontecido.
Isso nos deixa num abismo de fofoca e confusão em ambos os lados. Ambos, Jaters e Skaters “acreditam” que vêem expressões cheias de amor. O problema para as Jaters é que por elas terem meramente inventado a consumação deles, agora elas tem que inflar oque é essencialmente ações não-sexuais (ex. mãos dadas, olhares penetrantes) em mais do que realmente são, para manter suas crenças vivas. Por exemplo:
Compare com: Nós normalmente vemos toque como sinal de intimidade, mas não quando é forçado de desajeitado.
Só quando é natural e gentil. O problema para Skaters é que nós de fato vimos a consumação do amor e agora temos que tentar retificar o que nós conhecemos com o que nos foi aparentemente dito pelos escritores.Nós temos que negar a atração sexual, post-coital cuddling e expressões de amor de fato para tentar entender como nenhum deles pode talvez não ter nenhum significado.

O resultado é confusão total de ambos os lados... e a reação usual para confusão é a raiva.Ambos Jaters e Skaters estão putos da vida um com outro e os escritores, e os personagens e o programa.

O que acham?


texto original: More Than Meets the Eye
tradução: karycc e AnaFord








3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você plenamente. Desde o começo senti muito mais simpatia por Sawyer e kate do que por Jack e kate e vou explicar por que: na primeira temporada a kate e o Jack estavam muito ligados, apesar da diferença entre ambos. Mas na mesma temporada aquele beijo entre Sawyer e Kate mudou toda a história. Acho que os próprios atores que interpretam a cena tem, inegavelmete, uma química natural. Isso é tão evidente que facilita muito as cenas entre Lilly e Josh. A cena deixou meu coração quentinho, quentinho...:) Isso ficou muito marcado e as pessoas que tiveram essa sensibilidade perceberam isso e passaram imediatamente a torcer pelo casal. Não aconteceu o mesmo com o beijo de kate e jack. Por mais que ela sinta amor por ele a química não é a mesma. Não sei o que os produtores pretendem fazer, mas acredito que eles estão tentando agradar a gregos e troianos e faz sentido: existe uma torcida enorme super dividida e acabar com o triangulo de uma vez talvez idignaria muita gente. Mas tenho plena convicção que os produtores tem plena consciencia dessa afinidade muito superior entre sawyer e kate e pretendem apenas tornar a coisa mais difícil para que agente fique aqui roendo as unhas. Tem muita coisa ainda pela frete. Lembrem-se que ainda vai exitir um relacionamento entre jack e juliet, que na minha opnião mostrou também uma certa química(vide cena de jack cuidado da marca de Juliet) que pode conquistar o público de vez. Espero que possamos contemplar mais momentos sawyer e kate até o fim dessa temporada. Abraços a todas!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Completamente de acordo

Anônimo disse...

Jack e Kate = amizade
Kate e Sawyer = paixão, amor...