29.4.07

Complexo de Bruce Wayne

O que me atraiu no Sawyer desde o começo? O cinismo? As tiradas àcidas e sarcasticas? As cantadas que ele dava na Kate? A forma como ele encarava e desafiava o Jack? Sim, tudo isso e mais um pouco!

Ontem uma tia minha resolveu assistir Lost pela primeira vez, então fui assitir ao Piloto com ela até porque já fazia um bom tempo que eu não revia esses primeiros episódios. Notando as reações da minha tia em relação ao Sawyer (o mesmo que -quase- todo mundo achava dele no começo da série) notei q eu desde o primeiro momento que me deparei com esse homem na tela da tv o vi de forma diferente da maioria das pessoas.

Eu devo ser mesmo uma criatura estranha... enquanto todo mundo achava o cara um arrogante prepotente, eu achava ele simplesmenrte o maximo! x))~

Não sou do tipo que gosta dos personagens politicamente incorretos, dos heróis violentos e dos personagens imorais ou amorais... Mas enquanto todo mundo via essas caracteristicas no Sawyer, eu via apenas um homem de pavio curto, sem falsos pudores e que não gosta de receber ordens de um cara que nem conhece (Jack). Sim, falsos pudores, pq Jack desde o começo também estava interessado em Kate mas ficava cheio de dedos enquanto Sawyer dizia logo na cara a que veio e o que lhe interessava.

O que me atraiu no Sawyer desde o primeiro momento foi justamente o fato dele não ter papas na lingua, dizer na lata o que estava achando da situação e que se danasse o resto. Sim, eu achava que às vezes ele exagerava, mas de maneira geral eu admirava a atitude dele. Era uma atitude, que diga-se de passagem o Locke também sempre teve, mas Sawyer na sua ânsia de ser odiado (coisa que só fomos descobrir no episódio Confidence Man) exagerava propositalmente na dose.

Acho que somente uma nerd que já passou tardes e tardes assistindo Sessão da Tarde notaria logo de cara no episódio Piloto que Sawyer era a versão adulta do Chris Chambers (River Phoenix em Conta Comigo, filme baseado em um conto de Stephen King): o carinha que tinha uma vida ferrada e se escondia atras de uma atitude de rebelde sem causa por medo de que descobrissem o quão fragil ele é na verdade.

Para os que chamam Sawyer de cafageste, pervertido e adjetivos "meigos" desse genero, vale lembrar que o personagem de River Phoenix era, apesar de ferrado, o ponto de apoio dos outros 3 garotos (um gordinho, um mentalmente instavel e um traumatizado pela morte do irmão mais velho) e morreu apartando uma briga de bar entre dois estranhos. Não é a cara das atitudes "suicidas" de Sawyer apartando briga de Jin e Michael c/ Sayid, tomando tiro por causa do Walt, apanhando pra proteger a integridade da Kate e dando a vida por ela? ;D
Talvez eu tenha feito essa associação pelo fato de nunca ter gostado de protagonistas, eu sempre vou com a cara dos antagonistas, os que tem peito pra desafiar o sabe-tudo dos protagonistas. Amo o Superman, mas numa aventura dele com Batman, não exito por um segundo em preferir o morcegão, afinal só ele é capaz de corrigir ou "dar uns toques" ao Homem de Aço.
E por falar em Bruce Wayne... esse é outro que me faz lembrar do Sawyer: ainda criança viu os pais serem mortos e jurou vingança; cresceu e vive como um playboy durante o dia enquanto a noite luta contra o crime em Gothan City. Familiar, não? (claro, tirando a parte do "luta contra o crime em Gothan City" *lol*)

É curioso como algumas pessoas enchem a boca pra dizer que hoje em dia se dá mais valor aos "mau-carateres" e às atitudes malandras do que aos "bondosos" e às boas maneiras quando na verdade o que acontece é que hoje em dia as pessoas cada vez mais agem de acordo com o que realmente pensam ou sentem e não de acordo com o que a sociedade vai pensar deles.
Jack não é nenhum santo mas passou a vida inteira agindo como politicamente correto e com isso só se frustrou e ainda se frustra até hoje dentro da ilha. E os telespectadores a cada dia que passa se cansam mais dele por isso. Sawyer, por outro lado, vive dando a cara pra bater e por isso aos trancos e barrancos está se tornando a cada dia que passa um homem genuinamente melhor, pois as coisas boas que ele faz são de coração e não pensando na imagem que vai passar para os outros. Sawyer é fiel a si mesmo, aos seus principios, por mais tortos que eles possam parecer pra quem não o conhece ou o menospresa.
Uma das coisas, se não a coisa que eu acho mais interessante em Lost é a parte psicologica da série, a forma como os personagens são tão bem construidos e como se pode fazer verdadeiras teses de psicologia com cada um deles. E Sawyer é de longe o personagem mais interessante nesse aspecto. É uma pena que a maioria dos fãs de Lost se concentrem tanto nos "mistérios" que acabam menospresando o aspecto mais interessante da série e consequentemente subestimando o melhor personagem de todos: James Ford.
.
.
.
Leia ouvindo: Stand by Me - Percy Sledge

11 comentários:

Ana disse...

Qdo acabei de ler pela 1ª vez dei um suspiro profundo!
Qdo acabei de ler pela 2ª vez dei outro suspiro profundo!
Pq é o que eu sempre pensei sobre Sawyer e Lost.

Eu tb, desde o Piloto fui atraída por 2 personagens: Locke e Sawyer. Os antagonistas do mocinho e não por serem antagonistas do mocinho, mas pelo o que eles representavam: o questionamento do sistema.

A sua correlação com Chris Chambers é uma achado, Leanna. Eu sempre fui fascinada por esse personagem: o menino cuja profª roubou dinheiro da caixa escolar e colocou a culpa nele, pq ngm ia acreditar nele falando a verdade.
Me parece a infância e adolescência maltratada e ignorada do Sawyer.

Vale a pena quotar:
[b]"Sawyer, por outro lado, vive dando a cara pra bater e por isso aos trancos e barrancos está se tornando a cada dia que passa um homem genuinamente melhor, pois as coisas boas que ele faz são de coração e não pensando na imagem que vai passar para os outros."[/b]

É a essência desse personagem extraordinário!

Obrigada, Leanna.

Anônimo disse...

Amen a tudo o que vc disse.
Sempre gostei do Sawyer, desde a primeira vez que vi Lost EXATAMENTE por tudo o que vc disse aew. Adorei sua comaparação com o Bruce e Chris, nunca tinha parado pra pensar nisso e vc tem toda razao.

Post perfeito!!!

Anônimo disse...

"...pois as coisas boas que ele faz são de coração e não pensando na imagem que vai passar para os outros. Sawyer é fiel a si mesmo, aos seus principios, por mais tortos que eles possam parecer pra quem não o conhece ou o menospresa."

Palmas pra Leanna! Você disse tudo. É essa a diferença entre o herói e o anti-herói: um tem que fazer tudo certo senão a reputação dele vai por água abaixo, e o outro nem lig para reputação, ele faz o que ele bem entender, seja bom ou ruim.

Eu tbm sempre gostei mais dos vilões e dos anti-heróis (aka Wolverine como meu preferido ^^). Mas não é por eles fazerem coisas erradas, e sim a determinação de fazer o que eles querem. Às vezes eles fazem coisas terríveis, mas é essa gana de ter tudo que mais me atrai. É como se diz: "É um absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas são encantadoras ou tediosas"

Ótimo texto como sempre hon :*

Anônimo disse...

Amei seu texto Leanna. Muito, muito bom.
O meu caso é um pouquinho diferente do seu. Eu não comecei a ver Lost do início, mas detestei o Sawyer durante uns bons capítulo. Peguei a série num estágio em que todo mundo já adorava o Sawyer (okay, parte das pessoas), e já sabiam que ele não era esse poço de maldade todo que pensavam ser.
Eu não gostei do Sawyer imediatamente porque ele pareceu aquele típico personagem vítima do mundo cruel que se tornou malvado apenas como forma de se proteger. Eu penso, hoje, que não estava completamente errada, mas o fato é que, a forma com os roteiristas desenvolveram a história e a personalidade dele me fizeram considerar que não seria toda aquela história clichê e batida que eu previra.
Sawyer é o meu preferido hoje. Amo as intervenções dele, o sarcasmo dele, a forma como ele sempre coloca incontáveis referências em suas falas, o quão complexo ele se tornou e a maneira como ele vêm evoluindo desde o início da série. Sawyer é simplesmente genial e dono das melhores cenas de Lost.

Amei o seu kinda estudo da personalidade dele. E as comparações que tu fez, embora não conheça o cara de Conta Comingo.
De novo, parabéns pelo texto, mon dear ^^

Anônimo disse...

Como todo mundo, eu odiei ele no começo. Eu sempre fui de gostar da personagem principal. Do mocinho e da mocinha. Cheguei a ser Jater por uma semana. Vocês bem lembram.

Na infância é bem fácil de reconhecer o bem e o mal. Tem o herói, o vilão e a mocinha. E a mocinha sempre fica com o vilão da história. É sempre assim, torcer pelo principal e nem questionar o assunto. E foi sempre assim que eu fui.

Mas na vida real não é assim tão fácil de reconhecer. Um dia você nota que o herói é na verdade um cínico arrogante, que grita com você tentando te comandar, enquanto o vilão é apenas uma pessoa muito magoada, que fecha os olhos quando te abraça e consegue demonstrar o quanto você é importante para ele sem palavras.

Sem contar que você também deu suas cabeçadas e não pode ser chamada extamente de princesa. Mas nem por isso é um monstro. É um ser humano, e todo mundo comete erros.

Se até hoje você não notou isso, como eu não tinha, ao ver Lost você entende que as pessoas nunca são o que parecem à primeira vista.

O amor não é um conto de fadas. Ao menos, não uma tradicional.

Cristiane Franz disse...

ERRATA: Acabei de ver que errei lá em cima. Hahuahuahuaha tradicionalmente a mocinha fica com o herói. Eu escrevi vilão. Hahuahuah

K. disse...

exatamente oq eu sempre pensei sobre sawyer e lost, fiz uma análise dessas com todos meus amigos que criticam ele.
na vdd ele eh o personagem mais interessate da série no meu ver.

Anônimo disse...

nooossa Leannaaa!
Otimo textooo!
Parabéééns!!
Eu, desde o começo, gostei do Sawyer, nao só pelo fato dele ser lindoooo.. mas pela personalidade forte que ele tem.. tipo, o que caracteriza ele, ele ser orgulhoso, sarcastico, na dele, as piadinhas engraçadas que ele sempre faz..
confesso que o unico episodio que me deu um pouco de raiva dele, foi o "The Long Con".. hauahuahuaha..
eu fiquei passada de como ele teve coragem de enganar todo mundo assim, principalmente a kate..
mas, foi uma raivinha momentanea.. hauhauahua..
É claro que ele é meu preferido da serie né.. ^^

Parabéns de novo pelo lindo texto Leanna.. =)
beijinhoos..

Anônimo disse...

Leanna texto maravilhoso.. Sawyer de longe é e sempre foi meu preferido em LOST.. Normalmente torcia pelo "mocinho", mas nunca consegui ver Jack como o mocinho ou Sawyer como bandido da série..

Voltanto ao texto já usei vários argumentos dele pra "defender" Sawyer de algumas amigas..

Mais uma vez parabéns pelo texto..
Beijocas..

Anônimo disse...

Comigo aconteceu o msm q vc.
No piloto, as pessoas normalmente iam odiar o Sawyer, mais adorei o Sawyer desde o início, msm vendo q ele seria “o vilão” eu vi q ele seria o cara de Lost pra mim. Msm com algumas atitudes q eu não gostava, eu continuei adorando o personagem cada vez mais. Eu odiava qnd a Kate destratava ele. Aqui em casa tds me achavam doida por defender ele. rsrs
Eu nunca fui de escolher por ser “o mocinho” ou “o vilão”. Pra mim depende muito do personagem

O Sawyer convencido, cínico sempre tava ali, mais as vezes ele dava uns sinais q tinha alguma coisa por trás do “mau caráter” q ele fazia questão de mostrar e com o tempo fomos vendo q isso era um escudo, pq ele deixa escapar, principalmente com a Kate, q ele tem caráter, é um cara legal, q saber ser gentil qnd quer e td mais q tu disse.

Acho q é isso q nos prende a atenção nele (além dele ser lindo, charmoso, olhar penetrante, ter as covinhas mais perfeitas , sorriso e corpo maravilhoso... rsrsrs) o Sawyer tem personalidade e uma história muito forte com carga emocional muito grande .
Eu acho q ninguém acha q ele é vilão mais. Sawyer cresceu muito no conceito das pessoas.

Vi conta comigo várias vezes. Naum tinha pensado nessa comparação. Eles são parecidos msm.

Mais uma vez.. amei seu texto!

Anônimo disse...

a 1ª coisa que eu amei nesse texto:que vc disse que vc foi a unica pessoa que viu o sawyer de um outro jeito.
foi o que eu pensei tbm logo de inicio; eu não gostava do jeito do jack por que ele queria mandar nas pessoas. mesmo que tenham escolhido ele como lider,não foi uma escolha de todos e um lider não foi feito pra mandar nas pessoas pro bem dele. eu tbm amei o detalhe de falarem do locke tbm; eu sempre achei que os dois eram meus favoritos justamente por isso;e era por isso que eu tbm gostava da kate e do saiyd,que igual a eles nunca se deixaram mandar pelo jack quando não concordavam com a opinião dele.
e sempre vi no sawyer um cara forte,que sofreu,e que melhora todos os dias,pq ele sabe quando ta certo,e quando ta errado,como vcs disseram,ele da a cara a tapa,diferente do jack.
2ª coisa que adorei: vc ter falado do bruce wayne! eu sempre achei o heroi perfeito,justamente por ser imperfeito,vc pode se identificar com ele! assim como o sawyer,o unico defeito que eu sempre vi no jack,sempre,desde o inicio,era querer fingir que era perfeito! qual o problema de ter defeitos?muitos personagens fizeram isso desde o inicio,esconderam o que eram enquanto o sawyer nunca fingiu ser um cara perfeito,ele era o que era,e ele achava que não tinha o que mudar,e virando 'bonzinho' agora,de pouco em pouco,ele ta virando alguem legal,sem ser falso! enquanto nos outros personagens vc soh vai vendo os defeitos aparecendo,o sawyer vc vai vendo as qualidades vindo mais e mais ao longo da serie!
enfim,eu adorei muito o seu blog,
achei muito legal,ja que eu praticamente soh falava na comunidade do orkut,rssss.