19.5.07

Kate e Jane Austen

ouça: Blind -Lifehouse [ http://www.sendspace.com/file/pmvmjr ]

No dia em que descobri que o sobrenome de Kate era Austen, me lembrei imediatamente da escritora britânica Jane Austen, mas achei que fosse apenas uma coincidencia, afinal esse não é um nome tão raro de se encontrar.

Porém conforme o tempo foi passando e fomos aprendendo sobre o passado de Kate, fui percebendo que ela poderia muito bem ter saído de um dos romances de Jane.

Determinada, horas racional demais, horas extremamente passional... e dividida entre dois homens, cada um deles com um estilo de vida e ponto de vista extremamente diferente do outro.

Alguns dos livros mais conhecidos de Jane Austen são Orgulho e Preconceito , Razão e Sensibilidade, Emma e Persuasão. Mas vamos nos ater aos dois mais famosos que são justamente onde podemos encaixar Kate, Sawyer e Jack.

Orgulho e Preconceito:

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwillam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzie possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzie, considera um absurdo.

Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem.

Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzie, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram.

A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzie, sem que ela saiba do fato.

A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Kate&Sawyer = Lizzie&Darcy

Assim como Darcy, Sawyer a primeira vista não agrada a todos, mas é só começar a conhecê-lo melhor para ver que às vezes quem você julgava ser arrogante e frio na verdade não é nada daquilo.

Razão e Sensibilidade:

As duas irmãs Marianne e Eleanor, são muito ligadas ainda que sejam diferentes em temperamento: a primeira é impulsiva e emocional, a segunda reflexiva e disposta a manter as normas da civilidade em todas as ocasiões.

Elionor é a verdadeira linha que liga o romance, quando as questões que a época oferece às mulheres (a busca de um marido rico e uma vida ociosa preenchida por festas e visitas) se chocam com a sinceridade e a fidelidade do coração de ambas, que escolhem "os piores partidos", movidas pelo sentimento.

Mas quem nos interessa é Marianne, a passional jovem que se apaixona por Willoughby, um jovem charmoso, educado e aparentemente de boa familia, que ela conhece quando torce o tornozelo durante um passeio. Depois de já estar há algum tempo comprometida com Willoughby, Marianne vem a descobrir que ele estava o tempo todo noivo de outra jovem e assim sofre uma enorme decepção.

Quem a ajuda a se recuperar é o amigo da familia Coronel Brandon que sempre foi apaixonado por ela, mas Marianne dizia ser velho demais para ela. Conforme começa a conversar mais com Brandon, Marianne percebe que ele sempre esteve olhando por ela, principalmente quando estava envolvida com Willoughby, que Brandon sabia não ser uma boa pessoa, ele inclusive havia tentado a alertar mas Marianne não lhe deu ouvidos na época.

Aos poucos Marianne vai se apaixonando por esse homem que mesmo acreditando não ter a menos chance, estava o tempo todo cuidando dela à distancia e os dois acabam se casando.

Jack+Kate+Sawyer = Willoughby+Marianne+Coronel Brandon

Durante a primeira e parte da segunda temporada de Lost, Kate em sua imatura sede de ter uma vida 'normal' se agarrou à idéia de se apaixonar pelo médico boa-pinta Jack. Recentemente ela está começando a descobrir que o exemplar doutor Jack não é tão perfeito assim.

Enquanto isso Kate foi convivendo com Sawyer que à primeira vista ela julgou não ser um bom partido e agora está vendo que ele é a unica pessoa que está sempre a seu lado, mesmo tentando disfarçar seus sentimentos quando acha que ela está mais interessada em Jack, e é também o único que tenta a proteger mesmo que isso lhe custe a própria vida.

assista:

Pride & Prejudice/Sense & Sensibility (When You Say Nothing at all - Ronan Keating)

Darcy & Lizzie (Kiera Knightly e Matthew Macfadyen)
Jane and Bingley

Marianne and Brandon (Kate Winslet e Alan Rickman)
Elinor and Edward

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando entrei no fórum e vi que tinha atualização do teu blog, já me ajeitei na cadeira, pq adoooro ler o que tu escreve...

Bom, adorei o texto, e apesar de nunca ter lido nada de jane austen (eu sei, santa ignorancia), entendi perfeitamente a comparação que tu fez acerca do triangulo e principalmente sobre a Kate...

Parabéns mais uma vez pelo texto...
Bjosss
Ari!!!!

Anônimo disse...

Outro texto perfeito da Leanna!
E as correlações entre Kate e Sawyer e os personagens da Jane Austen estão no ponto! \o/
Princiapalmente Willoughby+Marianne+Cor. Brandon.

Jane Austen e seu talento pra cavar a superfície, desmistificar as aparências, desfazer as primeiras impressões (aliás, o primeiro nome de Orgulho e Preconceito).

Aliás, Emma tb tem algo assim, mas isso é pra outro texto, heheeheh!

Bjs
Ana Paula