1.12.07

Cada doido com sua teoria...

Eu sempre soube que os fãs de Lost são apaixonados por teorias e que inventam uma mais interesante que a outra a todo momento, mas admito que eu preferia passar meu tempo centrada apenas em Kate&Sawyer, então não entrava muito em contato com esse outro lado do fandom de Lost.
.
Porém como esse break entre a 3ª e a 4ª temporadas estão me matando de tédio, resolvi dar uma conferida mais de perto em alguns grupos de discussão sobre Lost em geral e o que ando vendo é no minimo interessante.
.
Em primeiro lugar vem a ingenuidade. Outro dia topei com um sujeito que acredita piamente que um certo video (Lost : Season 3 finale- deleted Kate coffin scene) é uma cena deletada de Through the Looking Glass quando na verdade o video não passa de uma montagem da cena de Jack no funeral e a cena do filme Quase Virgem (The Long Weekend) onde Evi fez ponta como um cadaver!
Depois vem as teorias de conspiração. Duas que me lembro no momento são a de que Christian Sheppard está vivo e a de que Kate fez um acordo com Ben para... well, essa "teoria" da Kate merece um certo destaque, então falarei dela mais a diante ;)
.
Voltando ao pai de Jack, algumas pessoas insistem em dizer que o homem está vivo baseados no fato de Jack ter encontrado o caixão vazio nas cavernas. Não adianta argumentarmos que Jack viu o corpo do pai no necrotério ou que o caixão foi arremessado de um avião em queda livre levando sabe-se lá quantos trancos até parar no meio das cavernas e que os chacoalhões poderiam mto bem ter feito o trinco se arrebentar indo corpo p/ um lado e caixão pro outro (o que convenhamos, é meio obvio), a resposta que obtemos é algo como "não rola certeza nenhuma (...) é simples assim = ninguém sabe porra nenhuma!"
.
Essa declaração me leva a uma frase feita que eu simplesmente detesto: Lost é imprevisivel! Oh, really?!?
Das duas uma: ou eu sou um ser de inteligencia muito acima da média que prevê tudo ou algumas pessoas se agarraram demais à idéia de que Lost é a versão estendida de um insólito episódio de Além da Imaginação. Como a modestia me impede de dizer que sou assim tão inteligente, eu acredito na 2ª opção.
.
A ultima nesse sentido foi um carinha afirmando que a série na verdade se trata sim do purgatório: os Outros são anjos, o pessoal da Dharma são da parte do Demo, Aaron é o Tinhoso em pessoa e... Vincent é Deus! Ok, esse cara só quer aparecer porque ele insiste em dizer que conhece pessoas da produção de Lost... mas tem gente que acredita nele.
.
E por falar em acreditar em coisa que não existe, vamos voltar à teoria do acordo entre Kate e Ben. Essa merece destaque não pela criatividade, mas pelo tom paranóico de que "Lost é imprevisivel"
Resumindo, a teoria é de que durante o café da manhã com Ben nossa querida Kate teria feito um acordo para engravidar de Sawyer. Sim, isso mesmo! Tem gente (e não é só Jater não!) defendendo a idéia de que Kate transou com Sawyer com o unico e exclusivo intuito de ficar grávida. Agora, pra que isso, nenhum defensor da teoria sabe explicar. Seria pra virar ratinho de laboratório da Juliet? Ou seria pra dar o proprio filho de mãos beijadas pra um grupo de lunaticos? Essa é mesmo dificil de responder.
.
Algumas pessoas dizem que ela poderia ter trocado o bebê pela sua liberdade; mas isso não explica ela ter dormido de conchinha com Sawyer ou ter ficado algemada na Otherville enquanto Jack estava pronto para voltar pra casa com Juliet. Então mudou-se o argumento, ela poderia ter feito isso pra tentar salvar a vida dela propria, de Jack e de Sawyer. Certo. Então porque raios ela não se manifestou do tipo "não foi isso que combinei com vocês" quando Pickett foi matar Sawyer???
.
Enfim... será que alguem pode adivinhar qual foi o ultimo argumento usado? Dou uma cesta de Natal recheada de morangos, biscoitos de peixe e bananas pra quem responder algo parecido com "Lost é imprevisivel" x))~
.
Sim, senhoras e senhores, esse é sempre o maior argumento de 90% das teorias de Lost, afinal em Lost tudo pode acontecer, certo? Certo...?
.
Erradinho! Na verdade Lost em alguns aspectos é bem previsivel; peguemos dois exemplos bem recentes:
.
- Antony Cooper é o verdadeiro Sr. Sawyer: o pai de Locke foi apresentado no programa como sendo um conman insensivel e a cada novo episodio isso era mais enfatizado, tanto que em um dos episodios ele aparece aplicando basicamente o mesmo golpe de nosso Sawyer, iria se casar com uma mulher para roubar seu o dinheiro. Estavam deliberadamente plantando as pistas que levaram ao episodio The Brig.
.
- Jack é irmão de Claire: Jack foi buscar o corpo do pai na Australia que por sua vez tinha ido até lá para tentar ver a filha que teve fora do casamento; por outro lado, Claire desde o começo foi apresentada como uma jovem que vivia só com a mãe e uma tia. Novamente as pistas eram claras e levaram direto e reto a Par Avion.
.
Agora, quais são as pistas claras e diretas de que Kate teria feito um acordo com os Outros?
.
- ela tomou um café da manhã com Ben onde ele disse que a deixou usar um vestido e se sentir civilizada porque as proximas 2 semanas seriam desagradaveis?
Damon Lindelof pareceu bem sincero ao declarar que a cena não passou de uma homenagem ao filme Indiana Jones.
.
- quando no campo de trabalho, Sawyer bate em Picket e quase consegue fugir, vemos uma Kate apatica que é pega pela Juliet?
A mulher tinha um arma apontada pra cabeça! Queriam o que? O_o
.
- por causa da obvia diferença de tratamento que os outros deram pra ela e pro Sawyer?
Ah, finalmente um ponto que pode ser discutido. Sim, Kate foi melhor tratada do que Sawyer, porém as razões eram simples e nem um pouco escusas.
.
O q aconteceu -e foi confirmado por Damon e Carlton- é q Ben notou o interesse de Kate em Sawyer quando eles tomam café (ela pergunta "Cadê o Sawyer e o Jack?" e Ben retruca "Pq Sawyer primeiro?"); nesse momento ele teria decidido acentuar o clima de romance entre Kate e Sawyer, deixá-la se sentindo mais vulneravel, dar-lhe um ar mais feminino pra instigar Sawyer a protegê-la... pq BEN estava interessado em ver a Kate grávida, mas em nenhum momento KATE fez um ACORDO com ele!
.
O fato concreto é que Ben pegou Jack e as 2 pessoas com quem ele tinha mais intimidade na ilha pra usar como isca (coisa que a propria Kate confirma quando Sawyer pergunta a ela em I Do "E nós somos o q? Isca?" e que também já vimos em Expose quando Ben e Juliet observam os losties na estação Cisne).
.
A intenção inicial dele era apelar mais para os sentimentos de Jack por Kate do que por Sawyer, mas quando percebeu que Kate tinha um interesse maior pelo Sawyer do que ele havia pensado antes, Ben decidiu simplesmente matar 2 coelhos c/ 1 pedra só: enquanto usava Kate e Sawyer como iscas pra tentar convencer Jack a fazer a operação, ele arranjava também mais uma gravida pra fazer experiencias. Simples assim!
.
O erro de muitos fãs de Lost é se agarrar a idéia de que "Lost é imprevisivel" a ponto de ser tão surreal quanto Twilight Zone, quando na verdade Lost é apenas uma boa série de mistério e como toda estória de mistério, ela segue uma lógica. Toda duvida que aparece ou é logo esclarecida ou fica sendo instigada mais e mais a cada novo episódio até ser respondida de forma grandiosa.
.
Foi assim com o aviãozinho da Kate que nunca teve segredo nenhum, era apenas um aviãozinho e ponto final. Foi assim com Sawyer e Cooper, ficaram jogando sempre uma dica a mais sobre o passado de Cooper pra que associassemos com nosso Sawyer até que mostraram de forma grandiosa o desfecho dessa trama.
.
Se já ficou claro na estória que Ben queria o maior número possivel de grávidas quando ele enviou Juliet ao acampamento, qual seria a grande sacada de revelarem na 4ª ou 5ª ou 6ª temporada que Kate teria feito um acordo com ele? Não tem o menos sentido e só serviria pra atrapalhar uma trama que já é complexa por natureza!
.
E é aqui que entra o outro erro de um certo grupo de fãs de Lost: achar que um dos grandes misterios da série é quem Kate ama de verdade. Se fosse assim o nome do seriado seria "Quem vai ficar com Kate" ou simplesmente "Kate", já que JJ e Damon são os mesmos criadores da famosa Felicity que, ops, terminou a estória com o bad-boy!
.
Lost contém elementos de romance como toda estória de aventura que se prese, mas não é um romance e muito menos é centrada nas desventuras amorosas do Dr. Jack Sheppard!
.
Uma coisa é ser um tema secundário, uma backstory que está ali como um detalhe a mais que tem sua relevância e com a qual os autores gostam de 'brincar' mas que nunca foi e nunca será tão ou mais importante do que a base da estória, do que a mitologia do seriado.
.
É gostoso para Damon e Carlton brincarem com os Jaters e os Skaters? Sem sombra de duvidas! É uma delicia ver dois grupos elevando o trabalho deles a um outro nível. Chris Carter tb devia amar os shippers e noromos, mas nem por isso baseou Arquivo X no romance, a série sempre foi de ficção do primeiro ao ultimo episodio e o relacionamento amoroso de Mulder e Scully nunca passou de uma backstory, uma trama secundaria à trama de conspiração do governo para esconder a existencia de vida fora da Terra.
.
O triangulo amoroso é uma trama secundaria de Lost e nunca que os autores iriam se prender a ela a ponto de complicarem ainda mais a trama central.
.
Traduzindo: por mais que D&C adorem brincar com a gente, eles têm coisas mais importantes para esconder ou revelar do que os amores de Kate. Eles investiram uma temporada inteira em Kate com Sawyer e introduziram Juliet na estória rapidamente já dando até espaço pra um selinho dela em Jack antes das 3 ultimas temporadas que estão prometendo ser pauleira, ou seja, durante uma batalha (que é o que estão prometendo pra essa reta final da série) não tem espaço para romance e portanto não haverá mais muito o que acrecentar à essa trama secundaria.
.
Mas como não adianta argumentar com pessoas que têm uma idéia fixa na cabeça e um pensamento simplista de que "em Lost tudo pode acontecer", é every man for himself e cada louco com sua teoria!


Links:
.
- trabalhos anteriores de Evi (aos 2:59 do video começa a cena de The Long Weekend)

6 comentários:

Mags disse...

ahhh, leanna optimo!! mt bom mesmo... voce ainda vai tirar o lugar a mtos bons filosofos com essa sua argumentação! XD mt bem mesmo!
ahh, e a parte do fim ta optima.... "every man for himself e cda louco com a sua teoria!" XD excelente!! ^.^

Deia disse...

Nossa o texto eh enorme, mas vale mto a pena de le. huahauhau
Mto bom!
Alias até hoje eu naum acredito q tenha gente continuando com a teoria do acorda da Kate. Pensei q ja tinham se tocado.

Adorei a fotinho final q tu posto xD

Arineide disse...

Leanna, adoreeeei o texto...
Concordo contigo em genero, número e DEgrau...hehehehe

E sei lá, mas na minha humilde opinião de telespectadora, insistir na teoria do acordo kate/ben, é muita negação...
O negócio é assistir o show e pronto...não ficar pirando em teorias malucas...hehehehehe

Anônimo disse...

Amei o texto, Leanna.

Especialmente a parte sobre os romances serem uma parte importante de Lost, mas não parte da mitologia essencial da série.
O trato da Kate que não trouxe nenhum benefício pra ela eu nem vou comentar, ^_^
E sobre as 'teorias' Twilight Zone, a minha favorita é, sem dúvida, a que transforma Lost em Angel e a ilha em Wolfram&Hart!
Vincent = Deus, Aaron = tinhoso e Angel é o campeão escolhido por TPTB pra salvar todo mundo...
Boa mesmo, impagável!!

Ana

Culpada! Como qualquer mortal... disse...

huahauaahaua adoreiii

verdade Leanna, cada louco com sua teoria neh

nem comento muito mais

isso me cansa ^^

bjoooo

ótimo texto as always

Aika disse...

Como assim eu não comentei aqui ainda???
*shame on me*
Eu já disse pra tu né, ótimo texto. Porque Lost ser surpreendente é uma coisa, ser absolutamente sem noção é outra bem diferente. E tem gente que não enxerga isso.

E pelo jeito o texto apertou bem lá no fundo do calo de alguém né? HAHAHA que coisa, povo com criatividade é outra história.

bjos hon :**