31.5.07

Perdidos no País das Maravilhas

ouça: Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles [ http://z31.zupload.com/download.php?file=getfile&filepath=36961]




Bem, agora que terminou a 3a temporada de Lost e os fãs ficarão 8 meses sem episódios novos ou spoilers, começam-se as especulações sobre o que virá depois do surpreendente final da temporada.
.

Mas como eu gosto mesmo é de descobrir as pequenas e grandes coincidencias, propositais ou não, mais uma vez vou falar de cinema e literatura. Para ser mais exata, sobre Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.



O primeiro episódio de Lost centrado em Jack Sheppard se chamava White Rabbit. Nele Jack se embrenha na mata seguindo a imagem de seu pai, e em determinado momento quando se encontra com Locke, ele diz que Jack está seguindo um Coelho Branco, como o coelho que Alice seguiu para dentro de uma árvore e foi parar no País das Maravilhas.
.
Notaram que Lost sempre faz referencia a coelhos e todos os que apareceram até hoje na série eram brancos? ;D
.
Bem, mas o assunto da vez é o ultimo episódio centrado em Jack, Through the Looking Glass, que vejam só a coincidencia, também é o titulo da segunda aventura literária da pequena Alice!
.
Em portugues Through the Looking Glass se chama Alice Através do Espelho e foi traduzido com licença poética por Monteiro Lobato.
.
Alice imagina como seria do outro lado de um espelho e acaba conseguindo atravessar por um indo parar em um universo alternativo onde ela descobre um livro de poesias escrito de tras para frente que só pode ser lido colocando-o de frente a um espelho. Nesse mundo alternativo ela também descobre flores que falam (sendo até confundida com uma) conhece Tweedledee e Tweedledum, Humpty Dumpty...
.

Algumas passagens do livro Alice Atraves do Espelho são velhas conhecidas nossas pois foram usadas no desenho animado da Disney, como o jardim das flores q falam, Tweedledee e Tweedledum, a estória q eles contam sobre o Carpinteiro e a Morsa...
.
Ainda não sabemos o que virá pela frente em Lost, mas depois de assistirmos a um episódio onde Jack e Kate aparecem num futuro não muito distante (acredita-se que em 2007, quando na ilha ainda é 2004), com vidas opostas ao que era antes de cairem na ilha -ela, a fugitiva, casada e com familia e ele, o medico equilibrado, drogado e com a carreira arruinada- e comentarios dos proprios produtores dizendo:
.
"Existe uma razão específica de escolhermos esse título. Não é apenas uma referência literária.Alice vivia neste mundo, mas do outro lado do espelho havia um reino inteiramente diferente - um país das maravilhas"
.
Se bem me lembro, Alice sempre sonhou em viver aventuras diferentes. Quando chegou no País das Maravilhas a principio ficou encantada, mas depois descobriu que aquilo era muita loucura e começou a querer desesperadamente voltar para casa.
.
Jack sempre quis sair da ilha, voltar para a vida cotidiana que tinha antes, mas vimos pelo flash forward que ao chegar lá ele se decepcionou com essa vida que antes levava a ponto de querer desesperadamente sair dali por meio de drogas.
.
Assim como Alice procurou novamente o Coelho Branco para que ele pudesse a levar de volta para sua casa, Jack no futuro viaja de avião esperando que ele caia como o primeiro em uma ilha escondida no meio do nada.
.
.
.
Filmes:

Alice through the looking glass (1966)
Alice through the looking glass (1998), com Kate Beckinsale e Sir Ian Holm

















5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa comparação Leanna...
E realmente, os produtores tem uma quedinha por coelhos...
Afinal, "it´s all about bunnies" hahahahaa

Parabéns pelo texto e principalmente pela trilha sonora...
Amoooo Beatles...

Bjosss
Ari!!!

Anônimo disse...

(Baixando Beatles ^^)

Parabéns pelo texto, Leanna! Adoro comparações com livros e filmes, como eu já disse. Esse titulo ja foi posto pra deixar a gente com a pulga atrás da orelha! xD
Tô amando as análises ^^

beijão

K. disse...

vou fikar repetitiva

mas como sempree o texto tah muitooo bomm menina!!!!


adorei a comparação :)


bjokas

by kah

Anônimo disse...

Quem disse que a Kate se casou? Deniaaal Laaaaand!

Deia disse...

isso seria mais especulação por causa do "he".

Não acho q tenha nada de denial land. oO