20.9.08

Food for Thought

Esse post não tem nada a ver com Lost... se bem que pensando melhor até que tem sim, mas enfim...

Estava eu agora pouco procurando na internet alguns resumos de livros pra incrementar a comunidade que fiz sobre os Casais do Dan Brown (por pura preguiça de digitar dos livros que tenho em casa, diga-se de passagem LOL) e é simplesmente incrível como tanta gente não tem o minimo de imaginação ou pelo menos não tem a capacidade de se deixar levar pela imaginação por algumas poucas horas que seja assistindo a um filme ou lendo um livro.

Acho triste ver algumas pessoas venerando filmes como Tropa de Elite (nada contra o filme) dizendo que ele é o maximo porque mostra a realidade e caindo de pau em cima dos Senhor dos Anéis, Harry Potters e Narnias da vida dizendo que são fantasiosos demais. Qual a graça da vida sem uma dose de fantasia de vez em quando?

Com os livros do Dan Brown isso acontece o tempo todo a torto e a direito, sempre tem alguém reclamando que as estórias são repetitivas, que os finais são forçados, que o cara comete erros de informação ou é simplesmente um mentiroso aproveitador satanista que odeia a igreja católica.

Realmente as estórias seguem um mesmo padrão (uma morte misteriosa levando um casal de pessoas comuns mas extremamente inteligentes a se envolver quase sem querer com conspirações e segredos obscuros), mas assim como os livros do Sherlock Holmes, os filmes do Indiana Jones, da Mumia, as séries C.S.I., Buffy, Arquivo X e tantas outras estórias de aventura, ação e suspense, os livros de Dan Brown não passam de puro entretenimento.

Ele não estava agindo de má fé quando escreveu Fortaleza Digital, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto ou o Código Da Vinci, erradas estão as pessoas que querem ou levam muito a sério tudo o que ele escreve!

Ok, o cara usa locais, entidades e fatos reais em suas estórias, porém só um tolo não consegue ver que a estória em si é uma obra de ficção e não tem maldade alguma em usar coisas reais pra se contar uma estória ficticia, pelo contrario, só faz deixar a estória com um gostinho ainda melhor. Por exemplo, eu conheci a tal NSA bem antes de Fortaleza Digital pois era apaixonada (e ainda sou) por um desenho animado chamado Projeto Zeta sobre um robô criado pela Agencia Nacional de Segurança americana (National Security Agency, NSA) que começa a ter pensamentos e sentimentos próprios, tanto que um dos maiores fatores que me fez querer ler o livro foi a presença da NSA na trama.

Se algumas pessoas confundem ficção com mentira, outras reclamam da forma como o autor escreve, e essa é outra coisa que eu tentei mas ainda não consegui compreender. Por que reclamar de uma leitura facil e dinamica? Por que dar mais valor a livros de linguagem dificil e por muitas vezes cansativas? Tem algumas obras, grandes obras de autores consagrados, que eu não consegui passar do primeiro capitulo, literalmente dormi em cima do livro! Por que esse livro de linguagem complexa (por mais brilhante ou tocante que seja a estória) seria melhor que um livro escrito com palavras claras, objetivas e de facil compreenção?

Me parece que existe uma mania tola de achar que o melhor é sempre aquele chato, complexo, que mostra a realidade nua, crua e violenta. Pode ser um livro, um filme ou mesmo uma pessoa, quanto mais dificil ela falar e quanto menos gostar de estórias fantasiosas, mais inteligente ela vai parecer.

Eu não tenho a menor vergonha de erguer uma plaquinha
dizendo I :heart: Harry Potter ou I :heart: Piratas do Caribe. Qual o mal em se deixar levar por uma estória bem contada mesmo que ela se utilize de formulas já repetidas incontáveis vezes por vários autores diferentes? Qual é a linha que divide o cliche do clássico, afinal?

E isso tudo acaba tendo a ver com Lost, principalmente agora que a série começou a mostrar sua real face sci-fi. Muitas pessoas começaram a reclamar que as viagens no tempo são ficção demais pro seriado ou que existem muitas coisas ainda sem respostas e que pelo andar da carruagem vão ficar pra sempre sem serem respondidas, etc, etc, etc. Pra mim o que conta é o fato de que a série é primorosa na sua produção e a trama na sua grande maioria está bem amarrada. O resto é resto.

Existem personagens que eu daria qualquer coisa pra que fossem 'ressussitados', outros eu adoraria que tivessem morrido logo no primeiro episodio, existem perguntas que eu gostaria de ver respondidas mas sei que já foram esquecidas pelos autores, existem coisas que eu preferiria não ter assistido (SNBH, anyone? LMAO)... mas no balanço geral o saldo positivo é muito maior. Lost é complexo na sua narrativa de flashback, flashforward e excesso de informações porém ao assistir um episódio eu não vejo o tempo passar e depois que ele acaba o tempo parece ficar mais lento por causa da minha ansiedade em querer saber como será o proximo capitulo da saga dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic.

Não interessa o quão simples ou complexa é a linguagem ou o formato da narrativa, não importa se são utilizados fatos reais ou se é um universo inteiro fantasioso criado especificamente só para aquela estória e tão pouco importa se trará alguma mensagem ou ensinamento. Tudo o que importa é o prazer que dá ler esse livro ou assistir aquele filme ;)

8.9.08

Heróis ou Vilões?

Herói: figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épicas.

Herói Trágico: personagem que comete erros de julgamento em suas ações que inevitavelmente o levarão a sua própria ruína.

Anti-herói: alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possui vocação heróica ou que segue a filosofia de que “o fim justifica os meios”.

Vilão: encarnação do mal, figura ardilosa que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas excusas.

Antagonista: aquele ou aquilo que atua em sentido oposto, ou seja, um adversário; o oposto do protagonista.

Logo de cara, sem pensar muito, em qual descrição você encaixaria Jack, Sawyer, Sayid, Hurley, Locke e Ben?

Aposto que algumas pessoas colocaram Jack como Herói, Ben como Vilão e se perguntaram o que raios o Hurley tá fazendo nessa lista. Certo?

Pois é, não tem nenhum herói nessa lista assim como também não tem nenhum vilão. Todos os personagens citados, são Heróis Trágicos ou Anti-heróis. Agora fica facil, né? Jack e Locke são heróis trágicos, os outros são todos anti-heróis.

Inicialmente o herói trágico é melhor ou igual as pessoas normais para fazer com que o publico se identifique com ele e isso traz a pena, que é um fator muito importante pois se o herói for perfeito o publico não se interessará pelo destino do personagem e se ele for malevolo o publico acreditará que ele teve o que merecia. Eventualmente o herói trágico termina morrendo de forma honrosa por não ter conseguido atravessas as adversidades e por ter cometido um ou mais erros irreversiveis.

Muita gente assiste Lost e vê em Jack um herói clássico de feitos incríveis como cuidar do pessoal ferido após o acidente, liderar os sobreviventes numa ilha hostil, enfrentar os Outros e por aí vai. Mas pouca gente se dá conta de que Jack é o perfeito herói trágico que divide todas as principais caracteristicas com Locke, que por sua vez é um misto de antagonista com herói trágico. Ambos já demonstraram ou estão demonstrando as seguintes caracteristicas:

- é fadado ao fracasso desde o começo da estória, porém não é o único culpado de suas falhas

- deve descobrir seu destino por suas próprias ações e não por coisas que aconteçam a sua volta

- deve estar física ou espiritualmente ferido por suas experiencias, o que geralmente resultará em sua morte

- o ideal é que seja um rei ou líder, pois assim seu povo sentirá sua queda junto com ele

- deve aprender com seus erros

- deve enfrentar dificeis decisão

- seu sofrimento deve ter um proposito

- deve ser atormentado por algo de sobrenatural em algum momento de sua estória

- geralmente se segue a sequencia: Grandiosidade, Bondade, Falhas e Queda (Great, Good, Flaw, Downfall)

Todas essas caracteristicas se aplicam tanto a Jack quanto a Locke e se já sabemos quem está no tal caixão, eu não duvido nada que na 6ª temporada Jack encontre também a sua morte honrosa.

Já um anti-herói pode ser dividido em duas categorias: aquele que não se acha bom o bastante para ser chamado de herói e aquele que acaba fazendo coisas heróicas por causa de algum motivo pessoal como vingança ou que simplesmente faz o que bem entender sem se preocupar com certo e errado. Porém todo anti-herói ao fim de sua jornada se torna uma pessoa mais completa e feliz graças aos seus esforços por todo o percurso da estória.

A maioria dos personagens de Lost acaba caindo nessa categoria, do Sawyer ao Hurley.

"Sou um dentista, não um Rambo"

No fim da 3ª temporada tanto Hurley quanto Bernard se mostraram belos anti-heróis ficando na praia para explodir as barracas ou atropelando os Outros com uma kombi velha. Também tinha Charlie que foi apresentado como um junkie mas que no fim das contas morreu tentando ajudar o pessoal, ou Desmond que a principio era confuso e vivia com uma garrafa na mão mas ficava tentando salvar Charlie da morte certa o tempo todo.

Sawyer, Sayid, Ben e até mesmo Kate por sua vez cabem no segundo grupo de anti-heróis, aqueles que à principio são movidos por razões nada nobres como a vingança e a idéia de que os fins justificam os meios mas que no decorrer do caminho vão se tornando pessoas melhores conforme vão superando com sucesso suas dificuldades.

Alguns exemplos de anti-heróis famosos: House, Spike, Alex Krycek, Ally McBeal, Jack Sparrow, Han Solo, Ronny Weasley, Severo Snape, Sirius Black, Gollum, Anakin Skywalker, Ellen Ripley, Rocky Balboa, Thelma e Louise, Hannibal Lecter, Lestat, Batman, Blade, Magneto, Wolverine, Elektra...

E mesmo que alguns anti-heróis acabem morrendo, assim como qualquer outro personagem, na grande maioria das vezes eles são os que mais 'se dão bem' no final da estória.


P.S. meio shipper: quem vocês acham que tem mais chances no final de Lost? O trágico Jack ou o anti-herói Sawyer? ;P

27.8.08

Josh e Evi contra o câncer

Depois do Just Yell Fire e da campanha contra trafico humano, agora Evangeline Lilly e Josh Holloway se juntaram a Keanu Reeves, Tobey Maguire, Morgan Freeman e outros astros na luta contra o câncer.

As três maiores emissoras de TV americanas (ABC, NBC e CBS) se uniram na campanha Stand Up 2 Cancer que será transmitida no dia 5 de Setembro pelas três redes com o objetivo de arrecadar fundos para instituições que combatem o câncer.



O single da campanha é entoado por varias cantoras conhecidas, entre elas Carrie Underwood, LeAnn Rimes, Sheryl Crow, Natasha Bedingfield e Fergie.

11.6.08

"They listen to Patsy Cline everywhere."

Eu tava ontem ouvindo umas musicas country, genero que sempre curti mas admito que passei a gostar ainda mais depois que comecei a assistir Lost e prestando atenção em algumas letras me dei conta de que definitivamente não existe musica que melhor defina e combine com Kate e Sawyer do que uma bela country music!


Já de cara precisamos nos lembrar das origens de Kate e Sawyer, Iowa e Tennessee, sem contar que ambos tem varias outras ligações com a parte 'caipira' dos EUA como Novo Mexico e Tallahassee. Depois é impossivel não se lembrar que Kate é uma apreciadora de Patsy Cline, uma das intérpretes mais influentes da história da música popular norte-americana e alguns de seus maiores sucessos já foram ouvidos por Kate em Lost, como Walkin' After Midnight (What Kate Did e Left Behind), She's Got You (Eggtown) e Leaving On Your Mind (Tabula Rasa). É em Tabula Rasa que Kate está ouvindo o radio na caminhonete e ao que Ray pergunta se ouvem Patsy Cline no Canadá, Kate responde: "They listen to Patsy Cline everywhere."

Só a titulo de curiosidade, a cantora LeAnn Rimes que hoje é mais conhecida por suas musicas pop começou a carreira tendo sua voz comparada à de Patsy, inclusive regravando varias musicas da 'idala' de Kate ;)

Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar, musica country não é simplesmente a "musica sertaneja americana", pelo contrario! O country nasceu de uma junção de ritmos como folk, musica celta, blues, musica gospel e mais tarde essa mesma musica country deu origem ao bom e velho rock and roll. Quem já ouviu Elvis Presley, Bob Dylan, Bruce Springsteen ou até Nickelback pode ter certeza de que ouviu uma das varias ramificações da musica country. Hoje em dia a formas mais conhecidas são o Country Rock (Dixie Chicks, Shania Twain, The Rolling Stones, Ryan Adams...) e o Southern Rock (Elvis, REM, 3 Doors Down, Nickelback...).

Por isso mesmo cheguei a conclusão de que não existe musica que combine mais com Kate e Sawyer! Podemos ir de Patsy Cline a Faith Hill com suas canções sobre mulheres apaixonadas ou de Johnny Cash a Bruce Springsteen e suas baladas sobre homens comuns lutando para sobreviver um dia de cada vez, ainda temos a descontração de Shania Twain chamando pra uma Party For 2 e Keith Urban dizendo que You Look Good In My Shirt...

Mas tem uma outra coisa que eu acho interessante de ver como acaba deixando a musica country com ainda mais cara de Kate&Sawyer: os duetos! Principalmente quando são duetos de casais na vida real como Johnny Cash&June Carter (Cause I Love You), Faith Hill&Tim McGraw (Let's Make Love) ou Garth Brooks&Trisha Yearwood (Love Will Always Win) .

Dando uma passadinha no youtube eu fiquei surpresa de ver o quanto outras pessoas também acham que musica country combina com Kate e Sawyer! Todos os videos listados abaixo são fanvideos de Kate&Sawyer:

-> Cowboy in me - Tim McGraw
-> Let's make love - Faith Hill&Tim McGraw
-> How do I live - Trisha Yearwood
-> If tomorrow never comes - Garth Brooks
-> I need you - LeAnn Rimes
-> Right kind of wrong - LeAnn Rimes
-> Walking after midnight - Patsy Cline
-> Cowboy take me away - Dixie Chicks
-> videos com musicas da Faith Hill
-> videos com musicas da Shania Twain
-> videos com musicas do Rascall Flats
-> videos com musicas do Keith Urban
-> videos com musicas da Alison Krauss
-> videos com musicas do Johnny Cash

E pra terminar uma listinha basica de algumas musicas completamente Kate&Sawyer:

  1. Cowboys are my weakness – Trisha Yearwood
  2. How do I live – Trisha Yearwood
  3. If tomorrow never comes – Garth Brooks
  4. Love will always win - Trisha Yearwood e Garth Brooks
  5. Mine all mine – SheDaisy
  6. Turn me on – SheDaisy
  7. So complicated – SheDaisy
  8. My Wish - Rascal Flatts
  9. Stick with me babe – Alison Krauss e Robert Plant
  10. I need you – LeAnn Rimes
  11. The right kind of wrong – LeAnn Rimes
  12. This kiss – Faith Hill
  13. There you’ll be – Faith Hill
  14. Breath – Faith Hill
  15. Cowboy in me – Tim McGraw
  16. Let’s make love – Faith Hill e Tim McGraw
  17. Don’t – Shania Twain
  18. Whatever you do, don’t – Shania Twain
  19. When you kiss me – Shania Twain
  20. Cowboy take me away – Dixie Chicks
  21. You look good in my shirt – Keith Urban
  22. Find yourself – Brad Paisley
  23. I walk the line – Johnny Cash
  24. Leaving on your mind – Patsy Cline
  25. Walking after midnight - Patsy Cline
  26. She’s got you - Patsy Cline
  27. Crazy - Patsy Cline
  28. Heartaches - Patsy Cline
  29. Back in baby’s arms - Patsy Cline
  30. Faded love - Patsy Cline
  31. Have you ever been lonely? - Patsy Cline
  32. Tra Lela Lela Triangle - Patsy Cline
  33. I want to with you – LeAnn Rimes
  34. Where your road leads – Trisha Yearwood e Garth Brooks
  35. That girl is a cowboy – Garth Brooks
  36. Take me there – Rascall Flats
  37. All Over You – SheDaisy

1.6.08

E a história se repete...

Assim como os personagens que no começo eram muitos e de forma geral foram morrendo e se escasseando ou sendo substituídos por novos, os casais de Lost sofreram o mesmo efeito. Junto com os personagens alguns casais como Shannon&Boone foram morrendo, outros foram surgindo como Hurley&Libby e outros ainda surgem agora na reta final da série como Daniel&Charlotte. Mas de todos esses casais apenas 4 estão conseguindo se manter firmes e fortes desde a 1ª ou 2ª temporada: Jin&Sun, Kate&Sawyer, Rose&Bernard e Desmond&Penny.

Me dei conta disso assistindo a esse ultimo episodio There’s No Place Like Home, onde tiveram um certo destaque o drama de 3 desses 4 casais: Jun, Skate e Dope. Os dois casais que estavam na série desde a 1ª temporada foram separados de forma drástica enquanto o casal trágico que nos foi apresentado na 2ª temporada conseguiu finalmente se reencontrar depois de anos separados. Mas o curioso de verdade é notar quantas semelhanças esses 3 casais tem em comum.

Origens: Penny e Sun eram mulheres de certa forma rebeldes e filhas super-protegidas por pais ricos e autoritários que se apaixonaram por homens humildes; e mesmo Kate não sendo de família rica, ela teve a chance de ‘escolher’ o abastado doutor Jack mas acabou se apaixonando pelo caipira Sawyer assim como Sun que teve a chance de ‘escolher’ o rico Jae Lee mas se apaixonou pelo filho de pescador Jin.

Empecilhos: tanto Desmond&Penny quanto Jin&Sun enfrentaram problemas por causa os pais delas. Jin só pôde se casar com Sun sob a condição de fazer alguns trabalhos sujos para o Sr Paik enquanto Desmond passou por diversas dificuldades e humilhações impostas por Charles Widmore para que se afastasse de Penny.

Saindo com outras pessoas: mesmo amando Jin, Sun que nunca se sentiu completa com a vida na Coréia e era fascinada pelo sonho americano de liberdade acabou se evolvendo com Jae Lee, um coreano que assim como ela falava inglês e se sentia pressionado pela cultura de sua terra natal. Depois de perder as esperanças de reencontrar Sawyer após sair da ilha Kate, que sempre teve a ilusão de que poderia se redimir de seus erros se conseguisse ficar com um homem bom, acabou ficando noiva de Jack por um curto período de tempo, período esse suficiente para ela se dar conta de que as aparências enganam e Jack não é assim perfeito como ela acreditava que fosse quando o conheceu. Quando Widmore diz a Desmond que interceptou as cartas que ele estava mandando para Penny ele diz também que ela havia decidido seguir com sua vida com outro homem.

A ilha: foi ali na ilha que Jin&Sun começaram a se acertar, onde puderam finalmente se abrir um para o outro e se conhecer de verdade. Foi também na ilha que Kate&Sawyer se conheceram, enfrentaram alguns demônios do passado e descobriram o que é amar alguém incondicionalmente. E foi onde Desmond pôde finalmente tomar coragem para enfrentar tudo e todos pelo amor de Penny.

Durante anos Desmond ficou preso na ilha enquanto Penny fazia o possível e o impossível para descobrir seu paradeiro até que no ultimo episodio da 4ª temporada eles finalmente conseguiram se reencontrar... no mesmo momento em que Sun saiu da ilha acreditando que Jin está morto e Kate presenciou Sawyer sacrificar sua oportunidade de sair dali para que ela, Hurley, Jack e Sayid conseguissem seguir em frente. Agora é a vez de inverterem-se as coisas, Sun e Kate ficarão no ‘mundo real’ sem saber o paradeiro de Jin e Sawyer até o dia em que conseguirão voltar para a ilha e reencontra-los assim como Penny conseguiu reencontrar Desmond.

22.5.08

Shipper também é cheesy!

Cada pessoa tem o seu gosto particular pra musica mas que atire a primeira pedra o shipper que nunca se pegou pensando em seu casal predileto ao ouvir no radio aquela canção romantica do tipo trilha de filme Sessão da Tarde ou de bandas dos anos 80! Pois é, outro dia encontrei uns banners com trechinhos de musicas desse genero e resolvi procurar mais algumas que tivessem a ver com Kate e Sawyer... Resultado:

Lost in Love - Air Supply

Lost in love and I don't know much

Was I thinking aloud

Fell out of touch

But I'm back on my feet

Eager to be what you wanted


letra - tradução - video

Hungry Eyes - Eric Carmen

I look at you and I fantasize
Youre mine tonight
Now I've got you in my sights
With these hungry eyes

letra - tradução - video skate

Hold me in your arms - Ricky Astley

But we all have feelings
We all need loving
And who would be the fool to say, that if you
Hold me in your arms
I won't feel better
If you hold me in your arms
We can brave this storm together

letra - tradução - video

Against all odds - Phil Collins

How can you just walk away from me,
when all I can do is watch you leave
'Cause we've shared the laughter and the pain
and even shared the tears
You're the only one who really knew me at all

letra - tradução - videos skate

Lonely is the night - Air Supply

Never thought that I that I would need you
Never thought that I that I'd be missing you

Gotta get you back

I just got to find a way now

To let you know to let you know to let you know

That I'm so lost without you

And now this world it ain't just right


letra - tradução - video

Nothing compares 2 U - Sinead O'Connor

I could put my arms round every boy I see
but they'd only remind me of you

I went to the doctor guess what he told me

guess what he told me

he said girl u better try to have fun

no matter what u do

but he's a fool

'cos nothing compares

nothing compares 2 u


letra - tradução - video

Drive - The Cars

Who's gonna hold you down,
When you shake?

Who's gonna come around,

When you break?

You can't go on, thinkin',

Nothin's wrong, but bye,

(Who's gonna drive you)
Who's gonna drive you home, tonight?

letra - tradução - video

Don't let him steal your heart away - Phil Collins

Well he's gonna try to make it work for you
Make you think your whole life's been leading to this

But whatever you do

Think about me and don't be fooled by his kiss
And don't let him steal your heart away
Please, don't let him steal your heart away


letra - video

How do I live - Trisha Yearwood

Baby I don't know what I would do
I'd be lost if I lost you

If you ever leave

Baby you would take away everything real in My life
And tell me now
How do I live without you

I want to know

How do I breathe without you

If you ever go

How do I ever, ever survive?

How do I, how do I

Oh how do I live?...


letra - tradução - video skate

Wish you were here - Pink Floyd

How I wish, how I wish you were here
We're just two lost souls

Swimming in a fish bowl,

Year after year,

Running over the same old ground

What have we found?

The same old fears

Wish you were here


letra - tradução - video

Right here waiting - Richard Marx

Oceans apart day after day
And I slowly go insane

I hear your voice on the line

But it doesn't stop the pain

If I see you next to never

How can we say forever

Wherever you go
Whatever you do
I will be right here waiting for you
Whatever it takes

Or how my heart breaks

I will be right here waiting for you

letra - tradução - video skate

Ain't no mountain high enough - Marvin Gaye

Remember the day I set you free
I told you could always count on me darlin'

From that day on I made a vow

I'll be there when you want me

Some way,some how

'Cause baby,

There ain't no mountain high enough

Ain't no valley low enough

Ain't no river wide enough

To keep me from getting to you babe


letra - video skate

Meet me half way - Kenny Loggins

We are stronger when we are given love
When we put emotions on the line

Know that we are the timeless ones

Meet me halfway

Across the sky

Out where the world belongs

to only you and I

Meet me halfway

Across the sky

Make this a new beginning of another life


letra - tradução - video

The miracle of love - Eurythmics

There must be a bitter breeze
To make you sting so viciously

They say the greatest coward

Can hurt the most ferociously

But I'll show you something good

Oh, I'll show you something good

If you open your heart

You can make a new start

When your crumbling world falls apart

The miracle of love

Will take away your pain

When the miracle of love

Comes your way again


letra - tradução - video

We belong - Pat Benatar

Have we become a habit
Do we distort the facts

Now there's no looking forward

Now there's no turning back

When you say

We belong to the light

We belong to the thunder

We belong to the sound of the words

We've both fallen under

Whatever we deny or embrace

For worse or for better

We belong, we belong

We belong together


letra - video skate

16.5.08

Ska... ops, Spectacular Kiss ^^

Já que o teaser após o ultimo episodio de Lost entregou de bandeja pra quem quisesse ver (e pra quem não quisesse tambem LOL) que Kate e Sawyer serão os felizardos protagonistas do mais alarmado beijo de Lost, resolvi compilar os spoilers mais interessantes que sairam sobre a tão falada cena nos ultimos meses. Como é bom ser Skater!!!!

"O romance sempre tem crescido dentro e fora da ilha. E pra sua informação, eu prometo aqui e agora nesse final de temporada um dos mais espetaculares beijos que você já viu na série." - Damon Lindelof na Lost Magazine

---------

"Eu não posso falar muito além do fato de que é um dos meus momentos favoritos de toda a série até agora." - Carlton Cuse para Michael Ausiello

---------

“KDS,
Ainda está nos planos. Ainda é espetacular.Será entre um rapaz e uma garota. Mas não vai acontecer na ilha. Seu fã, DL” -
Damon em carta/e-mail para Kristin dos Santos

---------

“Ok,então isso significa que acontece no oceano, longe da ilha? Ou no céu, sobre a ilha?" - Kristin em resposta a Damon

---------

“O beijo que acontecerá no final da temporada vai complicar ainda mais o triângulo Jack-Kate-Sawye” - Jeff 'Doc' Jensen da Entertainment Weekly

---------

''Sawyer não é um dos Oceanic 6 e Jack e Kate são e obviamente haverá um grande enfoque nessas três ultimas horas do show que irão comprometer o finale em termos de como essa série de eventos irá ocorrer e finalmente o que acontece com o Sawyer,e está tudo ligado ao triangulo amoroso, então achamos que ambos os fãs de Sawyer e Kate (também conhecidos como Skaters) e Jack e Kate (os Jaters) irão ter bastante cenas românticas interessantes." - Damon Lindelof

---------

"Bem, teremos alguns belos desfechos românticos no finale para aqueles que não ligam muito para a mitologia." - Carlton Cuse

---------

“Parece apropriado dizer ao Popular Mechanics que haverá um beijo escandaloso no final da temporada e que acontecerão mais coisas com o triangulo Sawyer-Kate-Jack.” - Carlton na Popular Mechanics

---------

“Aquele beijo espetacular ainda está a caminho. No final da temporada. Há apenas algumas semanas a partir de hoje. Então aguente firme, ok?” -Kristin respondendo a um skater

---------

“O beijo ainda está a caminho então aqueles que se irritaram com o pedido de casamento de Jack ainda tem algo a esperar.” - Kristin dos Santos

---------

“Não somente o beijo é espetacular como segundo uma fonte muito confiável é um beijo que "faz o tempo parar" e "o mundo desaparecer por um momento.” - Michael Ausiello


4.5.08

Já não era sem tempo!

Há exatos um ano e 5 meses atrás um certo episodio de Lost foi ao ar e em seguida foi largamente elogiado pela mídia e por muitos fãs, apesar de ser um episodio ‘shipper’. No ultimo dia 1º de Maio outro episodio ‘shipper’ foi ao ar mas dessa vez as respostas a ele não foram das melhores. Por que será?

Desde o começo da série vimos inúmeros sites, jornais e revistas se referirem a Jack e Kate como o casal de Lost. Então porque justo agora quando em Something Nice Back Home eles nos foram apresentados noivos, vivendo sob o mesmo teto e criando o pequeno Aaron a repercussão não foi nem a metade do que foi a repercussão de I Do, o outro episodio shipper que era centrado justamente em Kate e Sawyer, o casal visto por muitas pessoas como ‘underdog’ ou no bom e velho português, o azarão? Em uma palavra: conformismo.

Conformismo é o fato ou habito de conformar-se com tudo, de acomodar-se e aceitar passivamente qualquer porcaria ou insensatez que lhe seja oferecida sem ao menos questionar a procedência e era isso que acontecia desde o começo em alguns lugares da mídia e entre muitos fãs de Lost que se referiam a Jack e Kate como o par romântico central do seriado. Alguns criticavam o Jack, outros criticavam a Kate, outros diziam que preferiam ela com Sawyer mas mesmo assim se acomodavam a ponto de nem tentar puxar pela memória alguma estória onde o protagonista não fica com a garota ou não é tão heróico e infalível, e olha que existe um sem numero de estórias assim! Dessa forma, essas pessoas se conformavam com o fato de que mesmo sendo chato pra caramba Jack e Kate eram o verdadeiro casal, porque afinal, é assim que as coisas são.

Mas como bem nos provou Lost, nunca devemos confiar nas aparências e muito menos nos guiarmos por estereótipos. Nem todos os protagonistas são perfeitos, na verdade Jack é um dos mais patéticos que eu já vi pois existem aqueles que são feitos para serem zoados ao passo que Jack é sempre zoado ao máximo apesar do fato dos criadores da série tentarem vende-lo como um personagem heróico, coisa que ele definitivamente não é. Ou Jack foi o maior erro ou é a maior fraude de Lost. Eu aposto na 2ª opção.

Ele começou a estória de forma promissora: um acidente de avião, um médico disposto ao que fosse preciso pra ajudar as vitimas e ainda por cima boa pinta com cara de cool todo tatuado que chama a atenção da heroína da estória. Tinha tudo pra dar certo, mas aos poucos fomos descobrindo que o bom medico na verdade é controlador, paranóico e prepotente. Por outro lado Sawyer, o personagem que a principio parecia caipira, individualista e encrenqueiro acabou se mostrando o verdadeiro herói da ilha, inúmeras vezes ajudando o pessoal sem esperar por reconhecimento e sem jogar na cara de ninguém que ele estava no comando.

Mesmo assim até hoje pessoas tiram a maior onda da cara de Jack, elogiam as atitudes de Sawyer e se conformam em ‘comprar’ o primeiro como herói e o segundo como quase vilão. Isso, meus amigos, se chama conformismo.

E conformismo foi o que eu vi na Kate do FF dessa semana. Ela saiu da ilha de forma traumática deixando muitos amigos pra trás, guarda um segredo e uma grande magoa relacionada a essa saída da ilha, virou celebridade como sobrevivente de uma tragédia, foi julgada por seus crimes conseguindo uma pena leve e tem agora em suas mãos a segurança e o bem estar de uma criança que nem ao menos é seu filho legitimo. Em meio a todo esse caos que havia se tornado sua vida reaparece Jack, o bom medico que flertava com ela na ilha. Ele apesar das pisadas na bola enquanto na ilha, ainda parecia ser um cara legal, então porque não dar uma chance? Namoraram, noivaram e foram morar juntos criando o pequeno Aaron. Tudo que Kate no fundo queria era só um companheiro que entendesse pelo inferno que ela passou e que fosse um bom pai pro seu filho adotivo. Pra conseguir isso Kate se submeteu a viver como Mônica outra vez, afinal, talvez isso também a ajudasse a esquecer de como Aaron veio parar em suas mãos.

Porem as coisas acabaram não saindo como planejado. Aos poucos Jack foi começando a mostrar sua verdadeira natureza que foi completamente exposta a Kate de forma triste no final do episodio: o lado controlador queria saber onde ela estava, com quem estava e com quem falou ao telefone; o lado fraco estava bêbado; o lado prepotente jogou na cara dela que ele era o herói; o lado ciumento fez questão de tocar na ferida aberta de que Sawyer havia escolhido ficar na ilha e o lado agressivo a pegou pelo braço e jogou-lhe na cara que o garotinho pelo qual ela tanto zelava nem parente era. Da pior forma possível Kate finalmente descobriu que as aparências enganam e o cara que ela julgava ser perfeito não passava de uma fachada para esconder um novo Wayne.

E parece que junto de Kate uma boa parte do publico e da mídia finalmente saiu do conformismo admitindo que realmente Jack está longe de ser um herói e que nem sempre o protagonista é a melhor escolha pra heroína da estória.

Se ano retrasado muita gente se atreveu a dizer que Kate formava um belo par com Sawyer, esse ano tiveram a coragem de dizer que Jack definitivamente seria a pior das escolhas.

18.3.08

Fanboys vs Fangirls

Mais de uma vez já ouvimos Carlton Cuse dizer que o titulo “Lost” não se refere exatamente ao fato daquelas pessoas estarem perdidas numa ilha, mas sim de estarem perdidas e confusas em suas próprias vidas antes de caírem ali na ilha. Sendo assim, podemos presumir que um dos pontos principais da mitologia da série é a evolução (ou não) dos personagens, a tão falada redenção.

Bom, se esse é um dos pontos centrais da estória, porque ele é tão ignorado e até mesmo menosprezado? Recentemente corre uma enquete no site Séries Etc perguntando “O que você mais gosta de ver em 'Lost'” e o resultado até o momento está assim:

A evolução dos personagens.....13%
.
As tramas envolvendo a saída
da ilha, os Outros e o navio....31%
.
Os mistérios da ilha........56%
.
Ok, os mistérios são intrigantes. Mas o que seria deles sem a interação dos personagens?
.
Muitos reclamam de que Sawyer ou Locke estão mudados, mas oras bolas, isso era o mínimo que se poderia esperar depois de tudo que eles passaram nos últimos 3 anos e meio de série! E ainda podem mudar mais, pois temos a 5ª e a 6ª temporadas pela frente. Será que muitas pessoas reclamaram do quanto Ross, Mônica e cia mudaram ao longo dos 10 anos que Friends foi ao ar? O tempo passa e as pessoas mudam, isso acontece na vida real e nas séries também, até mesmo em CSI onde a trama de um episodio é distinta da outra.
.
A questão é que em Lost isso faz toda a diferença. Se pararmos pra dar uma segunda olhada vamos notar que os mistérios de Lost são apenas o pano de fundo pra contar a vida dessas pessoas e não o inverso. Não era a fé de Locke que iria matar o Boone, mas a morte do Boone que iria testar a fé de Locke. Parece uma simples troca de palavras, mas na verdade isso muda completamente a forma de se ver as coisas. É preciso compreender o que Locke já passou na vida pra entender o porquê dele agir como agia quando caiu na ilha e entender como os acontecimentos posteriores o afetaram transformando-o no que ele é hoje. E a mesma coisa vale pra todos os personagens, de Jack a Charlotte.
.
Na sede de se mostrarem espertos ou sabichões muitos fãs se esquecem da essência de Lost: o impacto que essa experiência insólita terá naquelas pessoas que estão perdidas na ilha e em suas vidas. À procura de uma teoria perfeita, os fãs acabam ‘igualando’ todos os personagens quando na verdade uma coisa pode se aplicar ao Desmond mas não ao Jack, por exemplo.
.
Hoje já sabemos da questão do tempo, mas nem todos os personagens são ou serão afetados como Desmond porque aquela é a estória do Desmond e só dele. A forma como Jack será afetado é diferente da forma como Sayid será afetado, que é diferente da forma como Hurley será afetado e assim por diante.
.
É difícil fazer essa separação e assistir a 15 estórias diferentes ao mesmo tempo, mas é isso que acontece em Lost: cada um daqueles personagens tem seu passado, seu presente, seu futuro, suas crenças, seus medos, suas qualidades e seus defeitos e essas características vão fazer uma grande diferença no resultado final da estória pra cada um deles.
.
É triste ver tantas pessoas ligando tão pouco para a parte mais interessante de Lost e é mais triste ainda ver o quanto essas pessoas subestimam e menosprezam nós shippers, ou como eles gostam de chamar, as “fangirls”, pois é comprovado que prestando atenção aos personagens fica muito mais fácil de se compreender qualquer série como um todo, inclusive Lost!

2.3.08

Skate & Dope

A Bryden fez esse funny cap no LF que na verdade tá mais fofo do que funny e eu não resisti em traduzir ^^

Skate & Dope
Parece que eles tem alguma coisa em comum, afinal.

Tenho uma pergunta

Manda.

Skate ou Dope?


Qual dos dois? Qual romance é mais legal?

E você ainda pergunta? Olha pra minha cara!

Não tô falando do visual, cara. Não dessa vez... ei, ouvi a campainha?

Sardenta...?

Hey. A gente tem que conversar

Vou deixar vocês a sós. Locke organizou um torneio na piscina
da area de recreação. Vai ter sorvete depois, então...
não me esperem acordados!
Sawyer: Ontem a noite... sobre o que queria falar?

Só uma coisa que a Claire disse... que me deixou pensando

Kate: Ela disse que Desmond e Penny ganham de nós no quesito
estória de amor. Disse que eles são especiais, épicos... e nós não.

Sawyer: O que raios isso quer dizer? "Épico"?

Kate: E eu sei lá... porque Jate também já foi chamado de "épico"

Bom... então ai está. "Épico" não significa ilegal.

Sawyer: então não somos épicos... somos alguma outra coisa

Tipo o que? Disse que somos diferente de Desmond e Penny,
que somos outra coisa. Então o que somos?

Sawyer: Bom, sei lá. Por exemplo, estamos aqui numa cama conversando.
Mas Desmond... ao inves de estar com a Penny ele tá num shopping
aceitando um barco da Libby...

E a Libby tá com o cabelo diferente... Parece a irmã do
Michael J Fox em Caras e Caretas

Sawyer: Então Desmond pegou o barco, fez um rabo de cavalo e...

...navegou mundo afora dando as costas pra Penny,
a mulher que ele ama mas acha que não é bom o bastante pra ela

...

...

James...

Ok... pessimo exemplo. Mas por outro lado...

Desmond Huuuume! O que está fazendo aqui na juva, Brutha?
Você é louco! E muito velho pra entrar pro exercito!

Eu tenho que fazer isso. Preciso deixa ela partir. Minha Pennay.

...

Kate: É bobalhão. Como se você não tivesse entrado pro
exercito pra ficar longe de mim. Certo?

Uau. O time do Locke não é bem um exercito, docinho...

...mas também não é um acampamento de férias.

Proximo exemplo

Sawyer: Pai da Penny - ele é um filho da mãe e ela nunca vai poder
ser feliz com um cara como o Desmond enquanto
não se livrar do papai, tirar o velho da vida e da cabeça dela
...

(por que me matou?)

Outro exemplo, por favor

Sawyer: Penny deu a Desmond uma coisa que mudou a vida dele

Sawyer: Deu o telefone dela, mas não foi só o numero

Sawyer: Foi um presente. Algo que os uniu, que deu um futuro.
O fez descobrir que a vida dele é importante, mesmo fora dessa ilha

...

Kate: o presente dela o deu esperança...

...

...

Então parece que temos algo em comum com Desmond e Penny...

...

Kate: Então acho que isso faz de nós épicos?

Acho que sim. Seja lá o que isso quer dizer.
.
Só deixando uma coisinha clara: eu sou do time que acredita que o bebê é o Aaron da Claire ;) mas esse funny cap tava tão fofo que não resisti ^^
.
.
Original: