4.11.09

Enquanto isso em Camelot...

Há algum tempo atras, pesquisando sobre cultura celta (que admiro mas admito só conhecer a ponta do iceberg) fiquei sabendo de uma série da BBC chamada Merlin que a principio me deixou curiosa e animada com a idéia de ver a mitologia Arthuriana contada em um seriado de tv, mas logo em seguida vi algumas pessoas criticando a série por não seguir a risca as lendas do Rei Arthur, acabei desanimando e não baixando o seriado.

Mas como quando tem que ser, acontece, descobri Legend of the Seeker, comecei a procurar informações sobre a série e notei que é unanimidade: quem gosta de LotS gosta de Merlin. Então respirei fundo, peguei o link do primeiro episodio, baixei e me arrependi... de não ter feito isso antes!

Realmente a série não é uma cópia exata das lendas Arthurianas originais começando pelo fato de Merlin ter a mesma idade de Arthur que ainda é um jovem principe e não o rei de Camelot ou de Guinevere ser criada de Morgana e não uma nobre e segue as versões mais conhecidas das lendas, mas verdade seja dita, pra histórias que já foram recontadas, adaptadas e alteradas milhares de vezes (só pra citar alguns exemplos: A espada era a lei, As Brumas de Avalon, Lancelot, Rei Arthur, Tristão&Isolda, Pé na Jaca...) o que é uma versão a mais ou a menos?

Quando vi logo no começo do episódio a jovem Morgana discutindo com seu protetor e pai
de Arthur, rei Uther, já fui conquistada pela série. A história pode não ser exatamente igual a original mas os personagens são os mais fieis possivel. Morgana tem a mesma atitude acertiva e por vezes petulante da poderosa feiticeira que a originou, Gwen (diminutivo de Guinevere) mesmo sendo apenas filha do ferreiro é delicada e recatada como uma verdadeira dama, Arthur adora a boa vida de principe, apronta aqui e ali e não perde uma chance de sacanear com Merlin mas quando vê seu pai cometendo alguma injustiça (o que acontece com muita frequencia, já que Uther odeia magia a ponto condenar à morte quem pratica-la) vem a tona o Arthur bondoso, honrado e justo que conhecemos das velhas lendas. E Merlin, o protagonista? Não poderia ser mais perfeito! Ainda jovem e já com aquele senso de humor, determinação e orgulho de sua magia que todo mundo conhece e que serve de inspiração até hoje pra personagens como Gandalf, Dumbledore, Zedd e etc. Isso tudo sem contar as participações exporadicas de outros personagens mitologicos como Lancelot, Mordred e Nimueh (também conhecida como Viviane ou Dama do Lago).

Outra coisa que me cativou foi o fato da produção ser da BBC, ou seja, 100% britanica. O estilo é completamente diferente do americano desde os figurinos e cenarios até o padrão de beleza dos atores. Me delicio ouvindo aqueles sotaques (especialmente o grande dragão dublado por ninguem menos que John Hurt), vendo a beleza "comum" de Arthur e Gwen ou a quase exotica de Morgana e Merlin, as florestas britanicas, as joias e detalhes de roupas e cenarios em nó celta... Mas isso tudo que pra mim só deixa a série melhor parece não ter o mesmo efeito entre o publico brasileiro que, pelo pouco que andei vendo, acha que a série poderia ter efeitos mais coloridos e atores mais bonitos ¬¬














Fazendo uma comparação meia-boca, Merlin tá pra O Mundo Perdido assim como Legend of the Seeker tá pra Moonlight. Moonlight e LotS possuem 3 ou no maximo 4 personagens principais, tem como ponto fundamental o romance dos protagonistas e um tom maior de drama sem chegarem a ser séries dramaticas. Já Merlin e TLW são britanicas (TLW era filmada na Australia mas adaptada de um livro inglês), contam com elenco um pouco maior deixando menos espaço pro romance, tem suas bases na mitologia celta (na 4ª temporada de TLW descobririamos que Marguerite era descendente da deusa Morrigan e que Veronica veio de um lugar mistico chamado Avalon) e são mais puxadas pro lado da comédia do que pro drama.

Merlin é uma superprodução britanica que assim como LotS é exibida aos finais de semana em horário família e agrada em cheio quem gosta de boas histórias de aventura e fantasia.

Nenhum comentário: