20.11.09

Morgana Le Fay

Morgana é uma das personagens da série Merlin, que reconta a história do rei Arthur sob o ponto de vista do mago Merlin ainda jovem. É interpretada pela irlandesa Katie McGrath.

"One day you will see

Another side of me

My life I command

It's not the way that you planned"

Leave me alone, The Corrs

Quando o pai de Morgana estava a beira da morte, o rei Uther Pendragon prometeu que cuidaria de sua filha e assim Morgana passou a viver em Camelot como protegida do rei e irmã do príncipe Arthur com quem vive horas entre provocações e horas se preocupando e cuidando um do outro.

Morgana desde pequena sofria de terríveis pesadelos que apesar de tratados por Gaius, o médico da corte, se intensificaram com o tempo a ponto de tornar claro que ela possui o dom da profecia e provavelmente seja também uma feiticeira, o que a deixou apavorada a principio pelo fato de Uther abominar qualquer forma de magia e dons sobrenaturais a ponto de executar qualquer pessoa que os use em Camelot, fato que Morgana sempre desaprovou e contestou mesmo antes de saber que ela própria tinha poderes especiais.

Apesar de ser conhecida por seu grande coração, quando Uther ordenou a morte do pai de Gwen, acusado falsamente de usar magia, Morgana ficou tão enfurecida que planejou o assassinato de Uther, mas desistiu quando ele (sem saber dos planos dela) pediu-lhe perdão pela falha que cometera.

Outra prova de como Morgana não se importa com as aparências e vê Gwen e Merlin como grandes amigos apesar de ambos serem criados do castelo, foi quando uniu-se a Arthur e Gwen para, contra a vontade de Uther, ajudarem Merlin a livrar seu vilarejo de saqueadores. Com Gwen conseguiu convencer Arthur a deixar as mulheres lutarem e se mostrou uma hábil espadachim, tendo aprendido a lutar com o próprio Arthur, melhor cavaleiro do reino.

Sobre as lendas:

Morgana Le Fay (fay=fada) era uma poderosa feiticeira das lendas Arthurianas, meia irmã de Arthur por parte de mãe (filha do primeiro casamento e Arthur do segundo) e frequentemente associada à ilha de Avalon.

À principio Morgana não tinha grande função nas lendas e só séculos mais tarde começou a ser ‘pintada’ como antagonista do rei Arthur e da rainha Guinevere. Nessas versões ela é descrita seduzindo o irmão e em seguida usando o filho de ambos, Mordred, como marionete para destruir o reinado de Arthur. Porém nas lendas tradicionais Mordred é filho de uma irmã de Morgana chamada Morgause e Morgana por sua vez é casada com o rei Urien e mãe de sir Ywain, um dos cavaleiros da Tavola Redonda.

Nos últimos anos, algumas feministas adotaram Morgana como representante do poder feminino graças a romances franceses que a descrevem como uma figura benevolente e de grandes poderes curativos, o que também levou-a a ter um papel maior nas versões feministas das lendas Arthurianas como As Brumas de Avalon.

Curiosidades:

* no episodio "The Beginning of the End" (O Começo do Fim) Morgana esconde em seus aposentos um garoto druida chamado Mordred que está sendo perseguido por Uther e o Grande Dragão diz a Merlin que esse garoto futuramente será o responsável pela morte de Arthur.

* Nimueh foi a grande vilã da 1ª temporada de Merlin e em algumas lendas Morgana é confundida com ela (que também é chamada de Viviane ou A Dama do Lago) que era aprendiz e grande paixão de Merlin.


- Wikipedia

- Leave me alone (mp3)

- Morgana Le Fay (fanvid)

- Morgana-Morgaine-Morgan Le Fay (fanvid)

3 comentários:

Ana disse...

Conheço mto pouco das lendas arturianas.
Estudei no curso de inglês o texto Morte D´Arthur, mas faz tempo e nem me lembro mais.

Essa Morgana mostrada em Merlin parece mto interessante, livre dos preconceitos seculares contra mulheres poderosas, que as vilaniza completamente (vide Morgana e a propria Guinevere).
Estou doida pra conhcer Merlin.

K. disse...

mais uma q não conheço :(

heheheehhee

adoro como vc se liga nessas ligações e relações, as curiosidades sempre são oq mais me instiga nos seus posts

beijooos

Anônimo disse...

Hi everybody! I do not know where to begin but hope this site will be useful for me.
I will be happy to receive some help at the start.
Thanks and good luck everyone! ;)